O ano de 2022 é marcado pelos 100 anos do início das transmissões do Rádio no Brasil. Dando a largada para as comemorações da data, celebrada no dia 7 de setembro, as rádios Nacional e MEC, emissoras públicas geridas pela Empresa Brasil de Comunicação, realizaram um debate sobre a história e o futuro do veículo no país.
O evento 100 dias para o Centenário do Rádio no Brasil foi realizado nesta terça-feira no Theatro Municipal, no centro da capital fluminense. O gerente da Radio MEC, Thiago Regotto, mediou um bate papo com representantes de emissoras públicas, privadas e produtores de conteúdos radiofônicos na internet.
O diretor da Rádio Roquete Pinto, Tiago Gomide, lembrou da importância da comunicação publica no país e seu papel para a educação. Val Becker, podcaster e diretora da webrádio Graviola, destacou que a internet trouxe inúmeras possibilidades e que é preciso maior interação entre as diferentes formas de transmissão. Também marcou presença no encontro, a secretária estadual de Cultura, Daniele Barros, que reafirmou a importância da celebração da data histórica para o país.
Durante o encontro foi lançada a peça publicitária da campanha 100 anos do rádio no Brasil, que contou com a participação de emissoras públicas e comerciais, e o primeiro interprograma da série de 100 produções diárias de curta duração, que serão veiculadas na Rádio MEC.
Outra novidade é o lançamento de uma playlist no Spotify chamada "Rádio 1950", que reúne o repertório musical que tocava na programação das estações entre os anos de 1950 e 1959.