Pernambuco: Festival de Inverno de Garanhuns começa nesta sexta-feira

Publicado em 15/07/2022 - 18:30 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Depois de dois anos sem acontecer por causa da pandemia do coronavírus, o Festival de Inverno de Garanhuns, no Pernambuco, está de volta. Esta é a 30ª edição do evento, que este ano terá mais de 800 atrações, nos 25 polos culturais espalhados pela cidade, que fica a aproximadamente 230 km do Recife.

A vasta programação multicultural começa hoje à noite e segue até 31 de julho. Estão previstos espetáculos teatrais, de circo, dança e grupos folclóricos, além de mostra fotográfica, eventos de moda, oficinas culturais e exposição de artesanato e artes visuais.

O festival conta ainda com atividades literárias que incluem contação de histórias, palestras, bate papo e lançamento de livros na “Praça da Palavra”, que este ano homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus.

O cinema ganha espaço com a 15ª Mostra de Cinema do Festival de Inverno de Garanhuns. Haverá exibição de curtas e longas de ficção, além de documentários. Toda a programação tem acesso de graça para o público.

À noite estão previstos grandes shows ao ar livre em palcos montados pela cidade e também shows mais intimistas com plateia reduzida.

Somente no palco principal montado na praça Mestre Dominguinhos, estão previstas pelo menos 60 atrações musicais nacionais.  E tem pra todos os gostos: do pop ao rock, passando pelo heavy metal, reggae e música clássica, além de grandes nomes do axé, sertanejo, forró e MPB.  Ritmos pernambucanos como frevo e manguebeat, que em 2022 celebra 30 anos, também estarão ao palco.

Nesta primeira noite, o ritmo do samba é o destaque. Quem abre o festival é a cantora baiana Mariene de Castro, com o repertório do show "Povo de Santo". E a trilha segue no mesmo ritmo com os sambistas Diogo Nogueira e Mumuzinho.

Para ter acesso à programação cultural e ao calendário de shows do FIG, como é conhecido o Festival de Inverno de Garanhuns, basta acessar o site guiadofig.com.br.

.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo