A 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado, município do Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha, vai até o dia 20 de agosto e conta com 55 filmes na programação.
Neste ano, o festival volta a estender o tapete vermelho para receber o público e os elencos de forma presencial. Segundo a secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, os dois anos de evento remoto ensinaram a usar plataformas diferentes, que permitiram alcançar novos públicos.
A aprendizagem vai ser mantida, mas não tira a importância da presença das pessoas no Palácio dos Festivais, explica Rosa.
Os 55 filmes estão distribuídos nas categorias de curtas-metragens gaúchos e nacionais; e de longas gaúchos, nacionais, internacionais e de documentários.
A curadoria ficou com a atriz Dira Paes, o crítico Marcos Santuário, a atriz argentina Soledad Villamil, a jornalista Caroline Zatt e o programador de cinema Leonardo Bomfim.
Neste ano, o Festival de Gramado não tem venda de ingressos. Os tíquetes de entrada são trocados por alimentos não perecíveis.