Cem anos do rádio no Brasil: o modelo all news

Publicado em 12/08/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

O formato de programação radiofônica conhecido como all news foi criado em 1961 pela emissora XETRA de Tijuana, no México.

Na segunda metade da década de 1960, o modelo adquiriu relevância no mercado norte-americano.

Na Europa, foi adotado algumas décadas depois a partir da criação da France Info, em 1987, e da Catalunya Informació, em 1992.

Ao realizar esta mudança na programação, entre os anos 1980 e 1983, a Rádio JB am tentou introduzir um novo hábito junto ao ouvinte e as notícias eram irradiadas durante a maior parte do dia.

Em 1986, a JB concentrou o conteúdo noticioso nos horários nobres, fazendo uma espécie de “all news amenizado”.

Mas, sem definir com clareza seu público e a sua proposta, a fórmula não funcionou, o que fez com que a emissora voltasse à sua antiga combinação de música e informação para a elite.

Criada em 1991, já pensando em uma rede que alcançasse as capitais do Rio e de São Paulo, a CBN, "A rádio que toca notícia”, foi a primeira iniciativa de sucesso de uma emissora com programação essencialmente jornalística.

A emissora abandonou a rigidez do formato de notícias em fluxo e, embora atualmente concentre sua programação em diversos gêneros jornalísticos, transmite também programas que a reaproximam da tradição das principais emissoras informativas brasileiras.

As filiais e afiliadas da rede seguem entre as emissoras líderes de audiência nos mercados em que atuam, fazendo da CBN a empresa mais lucrativa do sistema Globo de rádio.

Com uma proposta diferente da CBN, que começou no am, e só depois passou a ter transmissão simultânea em fm, a BandNews é criada em 2005, direto na frequência modulada (fm).

A segmentação, que era uma tendência baseada apenas na divisão entre música nas fms e informação, serviços e esportes nas ams, passa a ser imperativa na sobrevivência das emissoras dos mercados mais competitivos.

A importação de formatos e gêneros faz parte da história do rádio brasileiro.

Mas experiências como as da Rádio Jornal do Brasil, da CBN e da BandNews mostram que o modelo precisa ser  ‘aculturado’ à tradição do radiojornalismo brasileiro.

O “all news à brasileira” tem se consolidado como um formato tão interessante e competitivo quanto os demais já reinventados no país desde os tempos dos jornais falados e do Repórter Esso.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo