logo Radioagência Nacional
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: o rádio e as mídias sociais

Baixar
Rádio MEC
22/08/2022 - 11:01
Rio de Janeiro

Ao longo de toda a história do veículo rádio, toda vez que uma nova forma de comunicação é inventada há quem diga que o rádio não vai mais existir.

Mas o veículo tem dados sucessivas provas de que sua capacidade de reinvenção é enorme. Foi assim com a televisão e com a internet.

A transmissão do conteúdo do ar via streaming ampliou o alcance das emissoras do âmbito local para a possibilidade de acesso em qualquer parte do mundo. Além dessa significativa transformação, a comunicação entre ouvintes e emissoras também foi impactada e ampliada a partir das mídias sociais.

Com as mídias sociais, a relação com os ouvintes se torna mais imediata e intensa. Mas a nova forma de interação e disponibilização de conteúdos também promove modificações nos fluxos de informação das emissoras, que agora também usam as plataformas para ampliar o alcance de seus programas.

O rádio expandido amplia e modifica o rádio hertziano, permitindo ao veículo uma interação e participação social nunca antes experimentada, tornando o rádio um meio de comunicação com muitas frentes e formas de acesso.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

x