Cem anos do rádio no Brasil: os radioamores dexistas

Publicado em 17/08/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

Mesmo com o surgimento do computador, da internet e dos dispositivos móveis, o rádio ainda é o único meio rápido e acessível que pode ser utilizado sem depender diretamente de serviços, empresas ou governos.

O radioamadorismo continua importante até hoje e consiste na utilização das ondas do rádio para a intercomunicação e estudos técnicos. Essa prática é regulamentada pela Anatel e representada pela LABRE, Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.

O dexismo surge dentro do contexto do radioamadorismo, como um ouvinte curioso que quer descobrir com seus próprios ouvidos tudo o que está no ar. O dexista é como o caçador de sinais distantes de rádio que não deveriam pegar em determinada região.

O dexismo é um hobby popular no mundo inteiro e conta com encontros, eventos e organizações para divulgar e debater essa prática.

No Brasil, a Rádio Aparecida pôs no ar o programa Encontro DX até fevereiro de 2022. Voltado para todo o universo do dexismo, o programa em ondas curtas podia ser ouvido em mais de 100 países no mundo e atraía ouvintes e dexistas do mundo todo.

Além do hobby e do desejo de se comunicar com o outro, o radioamadorismo também tem uma importante função em momentos de catástrofe e calamidade pública.

Muitas vezes quando uma enchente ou tempestade afeta um local e derruba a eletricidade e internet, somente um radioamador pode se comunicar naquela região.

Apesar dos desafios enfrentados pela diminuição da comunicação via rádio e pelo aumento da interferência nos sinais, causada pelo aumento de dispositivos eletrônicos, o radioamadorismo ainda persiste no país e tem um papel cada vez mais único na comunicação.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justiça

Delegado da PF, Guilhermo Catramby, fala no STF sobre o caso Marielle

Catramby foi arrolado pelo Ministério Público Federal como testemunha de acusação e foi ouvido pelo desembargador Airton Vieira, juiz auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde investiga casos de febre Oropouche no AC, BA e PE

Pelo menos oito casos de transmissão vertical da febre Oropouche estão sendo investigados. A transmissão vertical acontece quando a infecção é passada da mãe para o bebê, durante a gestação ou parto. 

Baixar arquivo
Geral

Votação do uso de arma de fogo pela guarda municipal é adiada no Rio

Vereador pediu o adiamento da votação por três sessões para aguardar o projeto sobre como seria a adequação do treinamento da guarda para usar o armamento. 

Baixar arquivo
Saúde

África declara Mpox como emergência em saúde pública

De janeiro de 2022 a junho deste ano, 99.176 casos de mpox e 208 óbitos por causa da doença foram registrados em 116 países. Os dados estão em um relatório divulgado esta semana pela OMS, a Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Cultura

Retiro dos Artistas e Sesc firmam parceria para produção cultural

Objetivo é proporcionar tanto aos moradores do lar quanto das comunidades vizinhas atividades artísticas e culturais. Além de prestigiar os artistas pelo trabalho realizado ao longo de suas vidas.

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Poliomielite é emergência em saúde pública de interesse mundial

A OMS, Organização Mundial da Saúde, decidiu manter a poliomielite como emergência em saúde pública de interesse mundial.  

Baixar arquivo