A Rádio Globo foi fundada no Rio de Janeiro em 1944 por Roberto Marinho, ampliando as atividades no ramo das comunicações e jornalismo, iniciadas com o jornal O Globo, veículo criado em 1925 por Irineu Marinho.
Entre seus primeiros programas estavam Correspondente de Guerra e o Globo no Ar. E seus comunicadores de maior destaque eram Luis Mendes, Raul Brunini e Valdir Amaral.
O jornalismo e a cobertura do cenário político brasileiro foram os pontos fortes da emissora que, em seus primeiros anos, teve programas como Tribuna Política e Conversa em Família, uma crônica teatralizada que debatia questões sociais brasileiras.
Na década de 1960, seu modelo de comunicação a levou a liderança no dial carioca. A liderança na audiência estimulou o investimento no setor e assim outras emissoras passaram a fazer parte do Sistema Globo de Rádio, caso das rádios Eldorado e Mundial.
A partir da década de 1980, uma série de mudanças no Sistema Globo, capitaneadas por José Roberto Marinho, modificam a programação da Rádio Globo e das demais emissoras do sistema.
Com a chegada da CBN, a Rádio Globo se torna mais eclética e popular com programas de prestação de serviços e de entretenimento, mantendo um time de comunicadores que cativava a audiência, como Haroldo de Andrade e Loureiro Neto.
Ao longo dos anos 2000, o Sistema Globo e a Rádio Globo passaram por diversas transformações e adaptações. Em 2018, a emissora deixou a amplitude modulada e migrou, definitivamente, para o fm com foco em uma programação mais jovem e popular, deixando alguns ouvintes do am órfãos.
Se por um lado a emissora perdeu ouvintes cativos, o atual reposicionamento renovou seu público. O fortalecimento da grade local e as novas atrações conseguiram ampliar a audiência da Rádio Globo no Rio de Janeiro.
Se reinventando, assim como o próprio rádio, a Globo segue como importante emissora no dial carioca, com décadas de relevantes contribuições à história do veículo no Brasil.
Cem anos em 100 programas
Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.
A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.