Cem anos do rádio no Brasil: a sonoplastia no rádio

Publicado em 14/08/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

Uma das características mais aclamadas do rádio é sua grande capacidade de despertar a imaginação. A sonoplastia é uma enorme aliada nesse quesito.

Na Era de Ouro do rádio, o radioteatro e a radionovela foram os grandes responsáveis por formar os primeiros sonoplastas do Brasil.

Mas quando se fala de sonoplastia no Brasil, um nome não pode faltar: Geraldo José. Ele começou sua carreira como office boy na Rádio Tupi, trabalhando ao lado de Paulo Gracindo. Com o tempo ele começou a aprender a arte da sonoplastia e teve uma longa carreira, sendo um dos grandes nomes da sonoplastia não só no rádio, mas como da televisão e do cinema brasileiro.

Geraldo José criou um banco de sons inigualável, além de objetos específicos para sonorização de cenas.

Mas a sonoplastia não é essencial apenas nas produções ficcionais do rádio, os radiodocumentários, as reportagens especiais e as transmissões esportivas também usam da sonoplastia para enriquecer suas transmissões.

A sonoplastia é uma grande aliada das produções radiofônicas, criando um ambiente que transporta o ouvinte para dentro de suas histórias, cheia de cores, cheiros e sabores. Tudo usando apenas seus efeitos sonoros.

Cem anos em 100 programas 

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo