logo Radioagência Nacional
Cultura

História Hoje: há cem anos nascia o cantor e compositor Gordurinha

Waldeck Artur Macedo também foi radialista e humorista
Baixar
Rimack Souto - Repórter da Rede Nacional de Rádio
10/08/2022 - 11:05
Brasília

Chiclete com banana. Quem houve assim, logo pode lembrar da famosa banda dos carnavais baianos. Mas, o nome também faz referência a um dos maiores sucessos musicais de Waldeck Artur Macedo, o Gordurinha. O compositor, radialista, humorista e cantor brasileiro nasceu em 10 de agosto de 1922 em Salvador, na Bahia. O apelido era uma brincadeira dos amigos de rádio, já que ele era magrelo quando começou a carreira.

O artista multitalentoso começou a tocar violão na adolescência e se apresentou pela primeira vez aos 16 anos na Rádio Sociedade da Bahia, na capital baiana. Quero me casar, sua primeira composição foi gravada em 1954 pelo cantor Jorge Veiga. O primeiro disco veio no ano seguinte. No final dos anos 50, passou pela Rádio Nacional, Rádio Tupi e ainda mostrou seu talento na TV Tupi.

O samba Chiclete com Banana, composto em parceria com Almira Castilho, foi gravado por Jackson do Pandeiro em 1959 e inspirou uma peça teatral quase uma década depois. A música faz uma crítica à influência da música estrangeira. Nos anos 60, passou a produzir o grupo Trio Nordestino que gravou algumas das suas composições como Carta a Maceió.

Gordurinha morreu de infarto em 1969, aos 47 anos. Deixou várias composições como Baiano burro nasce morto, Carta de ABC e Orora analfabeta. Em 2008, o grupo O Rappa regravou Súplica Cearense, uma canção que deu voz a difícil vida do povo do sertão nordestino.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: José Maria Pardal

x