Rádio Nacional da Amazônia, emissora da integração, completa 45 anos
![Patricia Fontoura/Rádio Nacional da Amazônia Rádio Nacional da Amazônia completa 42 anos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Ondas curtas que fazem longos percursos! Diretamente da capital federal, falam as vozes que chegam aos lares de grande parte do imenso território brasileiro.
Inclusão social, informação e educação chegam a áreas rurais, localidades ribeirinhas e até nas fronteiras com países vizinhos. Nesta quinta-feira, a Rádio Nacional da Amazônia completa 45 anos desde a primeira transmissão, em 1977. Emocionada, e com brilho nos olhos, Juliana Maya, que comanda o Tarde Nacional às 15h, não esconde o orgulho de fazer parte de um veículo de comunicação que transforma a realidade de quem mora longe da energia elétrica ou do sinal de telefone, mas recebe as ondas de rádio.
Funcionaria mais antiga da Rádio Nacional da Amazônia, Mara Régia agradece o aprendizado que os povos da floresta lhe trouxeram, ao longo de mais de 40 anos na “emissora da integração”, como ela diz. Pela atuação, à frente da rádio, pelos direitos humanos, Mara chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz, em 2005. Ao saudar os 45 anos da emissora, Mara Régia ressalta a história do povo da Amazônia.
A central do ouvinte ainda recebe cartas, mas as mensagens chegam muito por Whatsapp ou ligação. É assim que a Nacional da Amazônia recebe o carinho e recados de ouvintes de todos os lados, que sempre fazem questão de mencionar o amor pelo veículo. Histórias de vida que mudam e foram mudadas pelas ondas da rádio.
Neste aniversário da rádio, agradecemos aos fiéis ouvintes que diariamente acompanham o Madrugada Nacional, Alô Brasil, Brasil Rural, Bom dia Amazônia, Revista Brasil, Ponto de Encontro, Mosaico, Nacional Jovem, Tarde Nacional, Eu de Cá Você de Lá...Estes e outros programas também já passaram pela Nacional da Amazônia, como o Viva Maria, com Mara Régia e o Encontro com Tia Leninha, que renderam prêmios de reconhecimento pela importância do papel social deste importante veículo.
*Com produção de Michelle Moreira, sonorização de José Maria Pardal
![Foto Prefeitura de Estreito. Estreiro MA 23/12/2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins que desabou. Foto Prefeitura de Estreito.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF), 16/01/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de sanção do Projeto de Lei Complementar nº 68/2024 de regulamentação da Reforma Tributária, no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![PMRO/Divulgação Porto Velho (RO), 14/01/2025 - Ataque a ônibus durante conflito entre polícia militar e o PCC. Foto: PMRO/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Avião, aviação, Azul, Aeroporto Santos Dumont](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)