Cinema com gerador de energia solar percorre cidades do Nordeste

Publicado em 08/09/2022 - 17:30 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

O projeto cultural itinerante Cinemóvel Solar vai levar sessões gratuitas de cinema a cidades da Bahia, Piauí e Maranhão com um sistema de projeção totalmente abastecido com energia dos raios solares.

A estrutura é montada na carroceria de um caminhão. As primeiras sessões nesta quinta e sexta-feira acontecem às 19h, na cidade baiana de Barreiras, distante 865 km de Salvador. Depois o projeto segue com outras 16 sessões em municípios baianos além de Piauí e Maranhão.

As salas de cinema são montadas ao ar livre e trazem em sua seleção filmes infantis de fácil linguagem, que possam atrair crianças e adultos para, em muitos casos, vivenciar pela primeira vez a experiência de assistir a um filme na tela grande.

A energia usada é gerada no próprio caminhão, coberto por placas de captação de energia fotovoltaica e armazenada em baterias com autonomia de até três dias, garantindo energia limpa e renovável durante o evento.

A ideia de unir cinema gratuito com temática ambiental e projetados com energia limpa é, ao mesmo tempo, facilitar o acesso à cultura e levar ao público uma mensagem sobre a importância da sustentabilidade, como destaca o produtor cultural Jefferson Bevilacqua.

"A receptividade é excelente, normalmente as famílias é que frequentam o projeto e pega  um público bem amplo, que acaba se encontrando no início da noite nas cidades onde o cinemóvel solar acaba passando, que fazem parte do circuito.Os filmes exibidos , além de entretenimento, falam em  alguma medida de forma lúdica de sustentabilidade, de cuidados com o meio ambiente e com a natureza.

O Cinemóvel Solar iniciou em setembro de 2021 e, até o momento, visitou 20 cidades, atingindo um público superior a 3.000 pessoas. Após o município de Barreiras, a programação segue até 28 de setembro, com visitas a outras oito cidades, fazendo o seguinte trajeto: Riachão das Neves, também na Bahia; Corrente, São Gonçalo do Gurguéia e Gilbués no Piauí; seguindo para os municípios de Alto Parnaíba, Tasso Fragoso e Balsas no Maranhão; e encerrando o circuito de volta à Bahia, na cidade de  São Desidério.

O calendário completo e outras informações sobre o projeto estão disponíveis nas redes sociais: facebook.com/cinemovelsolaroficial e instagram.com/cinemovelsolar.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo