Cinema com gerador de energia solar percorre cidades do Nordeste

Publicado em 08/09/2022 - 17:30 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

O projeto cultural itinerante Cinemóvel Solar vai levar sessões gratuitas de cinema a cidades da Bahia, Piauí e Maranhão com um sistema de projeção totalmente abastecido com energia dos raios solares.

A estrutura é montada na carroceria de um caminhão. As primeiras sessões nesta quinta e sexta-feira acontecem às 19h, na cidade baiana de Barreiras, distante 865 km de Salvador. Depois o projeto segue com outras 16 sessões em municípios baianos além de Piauí e Maranhão.

As salas de cinema são montadas ao ar livre e trazem em sua seleção filmes infantis de fácil linguagem, que possam atrair crianças e adultos para, em muitos casos, vivenciar pela primeira vez a experiência de assistir a um filme na tela grande.

A energia usada é gerada no próprio caminhão, coberto por placas de captação de energia fotovoltaica e armazenada em baterias com autonomia de até três dias, garantindo energia limpa e renovável durante o evento.

A ideia de unir cinema gratuito com temática ambiental e projetados com energia limpa é, ao mesmo tempo, facilitar o acesso à cultura e levar ao público uma mensagem sobre a importância da sustentabilidade, como destaca o produtor cultural Jefferson Bevilacqua.

"A receptividade é excelente, normalmente as famílias é que frequentam o projeto e pega  um público bem amplo, que acaba se encontrando no início da noite nas cidades onde o cinemóvel solar acaba passando, que fazem parte do circuito.Os filmes exibidos , além de entretenimento, falam em  alguma medida de forma lúdica de sustentabilidade, de cuidados com o meio ambiente e com a natureza.

O Cinemóvel Solar iniciou em setembro de 2021 e, até o momento, visitou 20 cidades, atingindo um público superior a 3.000 pessoas. Após o município de Barreiras, a programação segue até 28 de setembro, com visitas a outras oito cidades, fazendo o seguinte trajeto: Riachão das Neves, também na Bahia; Corrente, São Gonçalo do Gurguéia e Gilbués no Piauí; seguindo para os municípios de Alto Parnaíba, Tasso Fragoso e Balsas no Maranhão; e encerrando o circuito de volta à Bahia, na cidade de  São Desidério.

O calendário completo e outras informações sobre o projeto estão disponíveis nas redes sociais: facebook.com/cinemovelsolaroficial e instagram.com/cinemovelsolar.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo
Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais a partir de segunda

Por semana, serão 12 voos da Latam, saindo de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. A partir do próximo sábado, nove voos da Gol, de Guarulhos. 

Baixar arquivo
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças a espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo