Flip vai homenagear 1ª mulher negra a publicar um livro no Brasil

Publicado em 13/09/2022 - 19:00 Por Tatiana Alves, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) celebra sua 20ª edição retomando às ruas e praças da cidade. A Festa acontece entre 23 e 27 de novembro de 2022. Sobre o fato de a data coincidir com a Copa do Mundo, o diretor artístico da Flip, Mauro Munhoz, destaca que a expectativa é que haja um debate muito rico e inspirador.

Algumas das presenças do evento são a autora norte-americana Saidiya Hartman, a brasileira Cida Pedrosa e a argentina Camila Sosa Villada.

A homenageada deste ano é a escritora Maria Firmina dos Reis, primeira mulher negra a publicar um livro no Brasil. A autora terá duas mesas na programação principal da Flip e, em outubro, um ciclo de debates em parceria com o Sesc.

Sua obra mais conhecida é Úrsula, romance abolicionista que aborda o cotidiano de escravos brasileiros no século 19. Nascida em 1822, Maria Firmina dos Reis morreu sem reconhecimento em 1917. Porém, na década de 1970 a autora se torna referência para pesquisadores de História. As personagens e narrativas de Maria Firmina abordam os valores humanos, a educação e a imaginação.

O escritor paratiense Zezito Freire, que completaria 100 anos de nascimento em 2022 ,também receberá uma homenagem.

Além das mesas, que começam às sete horas da noite do dia 23 e se encerram na manhã do dia 27, a programação conta com a Flipinha, direcionada para as crianças, e a Flipzona, dedicada ao público jovem.

Os ingressos custam de R$ 60 a R$ 120. A data de início das vendas ainda não foi divulgada.

Nos últimos dois anos, a Flip foi realizada em formato híbrido, com mesas virtuais e programação em espaços parceiros, que ultrapassaram os limites de Paraty, chegando a locais como Parauapebas e Canaã dos Carajás, no Pará.

Edição: Jacson Segundo (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo