Já pensou em entrar em uma caverna no Pará que abriga pinturas rupestres de 12 mil anos atrás? E ainda, nesse passeio, encontrar um indígena que te explica direitinho a história dessas imagens?
Pois isso será possível a partir desta quarta-feira, mas dentro do Museu Emílio Goeldi, que fica em Belém (PA). No local, vai ser inaugurada uma exposição sobre arte rupestre amazônica. Óculos de realidade virtual irão ajudar o visitante a entrar no sítio arqueológico de Monte Alegre, que também fica no Pará. O local é considerado o mais antigo da região amazônica.
O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorre durante todo o mês de outubro de norte ao sul do país. A iniciativa é do Governo Federal com apoio dos governos estaduais e instituições científicas.
A arqueóloga e especialista em arte rupestre amazônica, Edithe Pereira, explica o que pode ser apreciado pelos visitantes.
O curador da exposição, Adriano Espinola, destaca um mapa que faz parte da exposição.
Se você não mora no Pará, mas quer saber mais sobre as pinturas rupestres amazônicas pode entrar no site do museu Emílio Goeldi. Se quer participar de alguma atividade da Semana da Ciência e Tecnologia é só acessar o site do evento semanact.mcti.gov.br
![Rovena Rosa/Agência Brasil Cursinho preparatório para o vestibular da Universidade de São Paulo - USP Leste.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 07/02/2025 - Acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu na avenida Marquês de São Vicente, após decolar do Campo de Marte.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)