A 20ª edição da tradicional Festa Literária Internacional de Paraty começa às 20h, no centro histórico da cidade do litoral sul do Rio de Janeiro, detentora do título de patrimônio mundial. A Flip 2022 acontece de forma presencial, após dois anos de edições virtuais, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19.
Serão cinco dias de atividades que incluem mesas-redondas, apresentações musicais, oficinas, sessões de filmes, saraus e jogos. Haverá ainda programações paralelas, com estandes de editoras e autores, comercialização de livros e a Flipinha, evento voltado para crianças.
Inspirada pelo desejo de ver o invisível, este ano, a Feira Internacional homenageia a autora negra Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista brasileira. Autora do livro “Úrsula”, romance publicado em 1859 e que inaugurou com genialidade a linhagem da literatura abolicionista no Brasil, a maranhense foi escolhida tanto pela relevância e qualidade de sua produção em diversos gêneros, como pelo fato de por bastante tempo ela ficar à margem da história da nossa literatura.
O festival também traz uma inovação: vai celebrar a trajetória artística de uma personalidade viva. A artista em destaque é Claudia Andujar, escritora que traz em obra a importância do respeito às mulheres, às vidas indígenas, às populações negras, periféricas e aos direitos humanos.
* Com supervisão de Vitória Santos.