Gal Costa morre aos 77 anos em São Paulo

Cantora era uma das maiores vozes da música brasileira

Publicado em 09/11/2022 - 12:57 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos, em São Paulo, a cantora Gal Costa, uma das maiores vozes femininas da música brasileira. A morte foi confirmada pela assessoria da artista, mas a causa ainda não foi revelada.

Gal estava em turnê com o show "As várias pontas de uma estrela", onde ela cantava sucessos da MPB dos anos 1980, como "Açaí", "Nada mais" e "Sorte". Mas, no início deste mês, ela cancelou a turnê por causa de uma cirurgia de retirada de nódulo na fossa nasal direita.

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador. Foram 57 anos de carreira, que começou na década de 1960, ao lado dos conterrâneos tropicalistas Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Ela misturou estilos, como o rock "Meu nome é Gal", e o suingue de "Que pena”. E nos anos 80, foram vários sucessos, como as canções Festa no Interior, Lua de Mel, Força Estranha e Chuva de Prata. 

Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte de Gal. Gilberto Gil disse que ficou impactado com a notícia. Toquinho escreveu: “Que perda. Grande voz. Inigualável. Conheci Gal quando era a Gracinha”.

A cantora Zélia Duncan publicou: “Ah, Brasil...que vazio. Sem Gal Costa, que tristeza sem fim." E Leoni, que dividiu o palco com Gal em um show em homenagem a Cazuza, escreveu “o mundo fica mais pobre e mais triste sem Gal Costa."

No Twitter, o governador da Bahia, Rui Costa, escreveu que lamenta profundamente a morte de Gal Costa. “Com sua partida, perdemos uma das mais potentes vozes da nossa música, eternizada em interpretações que cantam a Bahia e o Brasil para todo o mundo.” O governador decretou luto oficial na Bahia por três dias.

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Secretarias de Educação têm até domingo para aderir ao Pé-de-Meia

Os procedimentos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação, o Simec. 

Baixar arquivo
Geral

DPU recomenda câmeras corporais na captura dos 2 fugitivos em Mossoró

A defensora pública-chefe em Mossoró, Rogena Ximenes, argumentou, em ofício, que o Estado é responsável por garantir os direitos fundamentais daqueles que estão foragidos, independentemente das sentenças ou da repercussão criminal.

Baixar arquivo
Economia

Receita abre consulta a lote residual de restituição do IR

Neste lote residual de restituição do Imposto de Renda do mês de fevereiro, o crédito bancário de mais de R$ 304 milhões, será disponibilizado no próximo dia 29 de fevereiro para pouco mais de 208 mil contribuintes, entre prioritários e não prioritários.

Baixar arquivo
Justiça

Dino toma posse como ministro do STF nesta quinta-feira

Jurista, político, professor e advogado, o maranhense Flávio Dino de Castro e Costa chega ao Supremo aos 55 anos de idade. 

Baixar arquivo
Economia

Chuvas deixam três mortos no Rio de Janeiro

A Secretaria Estadual de Defesa Civil alerta que o risco de enchentes permanece alto ou muito alto em Nova Iguaçu, Queimados, Barra do Piraí, Mendes, Paracambi, Porto Real, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Belford Roxo e no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Mercado eleva para 1,68% projeção de expansão da economia este ano

Para a inflação, os especialistas consultados esperam que feche o ano a 3,81%. Um pouco menos que na semana passada, quando era 3,82%.

Baixar arquivo