Gal Costa morre aos 77 anos em São Paulo

Cantora era uma das maiores vozes da música brasileira

Publicado em 09/11/2022 - 12:57 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos, em São Paulo, a cantora Gal Costa, uma das maiores vozes femininas da música brasileira. A morte foi confirmada pela assessoria da artista, mas a causa ainda não foi revelada.

Gal estava em turnê com o show "As várias pontas de uma estrela", onde ela cantava sucessos da MPB dos anos 1980, como "Açaí", "Nada mais" e "Sorte". Mas, no início deste mês, ela cancelou a turnê por causa de uma cirurgia de retirada de nódulo na fossa nasal direita.

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador. Foram 57 anos de carreira, que começou na década de 1960, ao lado dos conterrâneos tropicalistas Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Ela misturou estilos, como o rock "Meu nome é Gal", e o suingue de "Que pena”. E nos anos 80, foram vários sucessos, como as canções Festa no Interior, Lua de Mel, Força Estranha e Chuva de Prata. 

Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte de Gal. Gilberto Gil disse que ficou impactado com a notícia. Toquinho escreveu: “Que perda. Grande voz. Inigualável. Conheci Gal quando era a Gracinha”.

A cantora Zélia Duncan publicou: “Ah, Brasil...que vazio. Sem Gal Costa, que tristeza sem fim." E Leoni, que dividiu o palco com Gal em um show em homenagem a Cazuza, escreveu “o mundo fica mais pobre e mais triste sem Gal Costa."

No Twitter, o governador da Bahia, Rui Costa, escreveu que lamenta profundamente a morte de Gal Costa. “Com sua partida, perdemos uma das mais potentes vozes da nossa música, eternizada em interpretações que cantam a Bahia e o Brasil para todo o mundo.” O governador decretou luto oficial na Bahia por três dias.

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo