Reinaugurada no Rio a estátua de João Cândido, o "Almirante Negro"

Publicado em 22/11/2022 - 15:12 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro reinaugurou, nesta terça-feira (22), a estátua de João Cândido, que entrou para a História como o “Almirante Negro”, devido a sua liderança na Revolta da Chibata, ocorrida em 1910, em embarcações fundeadas na Baía de Guanabara.

Antes posicionado na Praça Quinze, o monumento continua na mesma região, no centro da cidade, na Praça Marechal Âncora, de frente para o mar. Como parte das celebrações do bicentenário da independência do Brasil, o trabalho de restauração, assinado pelo artista Valter Brito, incluiu revestimento em granito e uma base menor, como explica a secretária municipal de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

Para o ativista, produtor cultural e supervisor de Ação Social do Instituto Moreira Salles, Jorge Freire, a vida de João Cândido, dedicada aos ideais de igualdade, virou símbolo da luta anti-racista.

João Cândido Felisberto nasceu no Rio Grande do Sul, em 1880. Em 2019, foi reconhecido como herói do Rio de Janeiro, pela Assembleia Legislativa. O nome dele está escrito no Livro dos Heróis, onde figuram personalidades importantes que contribuíram para a defesa, o progresso e desenvolvimento do estado, do Brasil e da Humanidade.

Edição: Vitória Elisabeth / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Primavera dos Museus: 900 instituições têm programação especial

Evento começa nesta segunda-feira, com mais de 2 mil atividades. A edição deste ano tem foco em acessibilidade e inclusão.

Baixar arquivo
Geral

Lula discursa na abertura da Cúpula do Futuro da ONU

O evento acontece em Nova Iorque e tem como temas o avanço da paz, o desenvolvimento sustentável e a promoção da dignidade humana.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal prende 36 candidatos com mandados em aberto

Entre os crimes cometidos estavam tráfico de drogas, corrupção, porte ilegal de arma de fogo, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e crimes sexuais.

Baixar arquivo
Justiça

X tem cinco dias para comprovar indicação de representante legal

Prazo foi dado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, que também quer saber quantos dias a rede operou no Brasil por meio de um truque tecnológico que burlava o bloqueio determinado por ele.

 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dia da Árvore: MST começa a plantar 2 mil hectares no Vale do Rio Doce

O objetivo é promover a restauração florestal dos assentamentos da região, atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015, considerada uma das principais tragédias ambientais do país.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com BRT deixa 64 feridos no Rio de Janeiro

Motorista do ônibus teve mal súbito e bateu em estrutura de concreto do Viaduto do Gasômetro. Ele foi hospitalizado em estado grave, mas se encontra estável.

Baixar arquivo