O Teatro Carlos Gomes, tradicional casa das artes cênicas e espetáculos na Praça Tiradentes, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, vai passar por obras de revitalização. Com 150 anos de história, o espaço será restaurado, incluindo novos sistemas de climatização e de prevenção e combate a incêndios, e adequações para acessibilidade.
O investimento será de R$ 8,3 milhões. E a previsão é que as obras estejam concluídas em 15 meses. A ideia é transformar o Carlos Gomes num teatro tecnológico, com coworking e rede wi-fi.
De acordo com o secretário Municipal de Cultura Marcus Faustini, a recuperação do Carlos Gomes tem como objetivo deixar um legado para as próximas décadas.
O projeto também prevê a ampliação dos atuais 685 para 755 lugares e a instalação de novos elevadores. Enquanto a obra estiver acontecendo, o Teatro estará aberto à visitação do público.
Prédio histórico enfrentou três incêndio, o primeiro deles em 1929, O espaço foi, então, reconstruído em estilo art déco. Mas sofreu novos incêndios em 1950 e 1960. Em 1988, foi comprado pela prefeitura do Rio de Janeiro, e entregue à população em 1992, depois da sua última reforma.
O teatro já se chamou Santana, mas foi rebatizado, homenagem a Carlos Gomes, o mais importante compositor de ópera brasileiro, autor de “O Guarani”, música-tema da voz do Brasil.