O escritor Marco Lucchesi, de 59 anos, vai assumir a presidência da Fundação Biblioteca Nacional. O nome de Lucchesi foi anunciado, em Brasília, pela ministra da Cultura Margareth Menezes.
Em seu perfil em uma rede social, Lucchesi agradeceu a indicação: "Frequento aquela Casa, que amo, desde à adolescência. Respeito seus funcionários. Trabalharemos em conjunto".
Na internet, nomes como o do teólogo e escritor Leonardo Boff comemoraram a escolha de Marco Lucchesi, que também já comandou a Academia Brasileira de Letras.
Marco Américo Lucchesi nasceu em 9 de dezembro de 1963, no Rio de Janeiro. Poeta, romancista, memorialista, ensaísta, tradutor, editor e professor de Literatura Comparada, “tem amplo conhecimento de mais de vinte idiomas”. Traduziu diversos autores, dentre os quais o escritor italiano Umberto Eco.
Localizada no Rio, a Biblioteca Nacional é a maior da América Latina. Em seu acervo estão cerca de 9 milhões de itens entre livros, periódicos, partituras, discos, gravuras, CDs e manuscritos. Entre os tesouros está a primeira edição do clássico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.