O Carnaval é forte na Região Sul? Claro que sim! É o caso de Pelotas, no Rio Grande do Sul, que desde 1870, foliões dos clubes da cidade desfilavam junto com as bandas. Já as escolas de samba pelotenses tiveram o auge na década de 1960, quando o Carnaval foi apontado como o terceiro maior do Brasil. Em Uruguaiana, na fronteira Uruguai-Argentina, os desfiles atraem milhares de foliões dos três países.
Porto Alegre também tem tradição de Carnaval na avenida. Mas, nos últimos anos, por falta de patrocinadores e por causa da pandemia de covid, não teve desfile. A coordenadora do Comitê de Carnaval de Porto Alegre, Liliana Duarte, acredita que esta edição vai ser especial, porque marca uma retomada.
A folia de Santa Catarina é bem concorrida. São 15 blocos oficiais nas ruas de Laguna, cidade histórica do litoral. Sérgio Gomes, o "Minguifa", é o fundador do Bloco da Pracinha, tradicional na cidade. E ele está otimista este ano.
Também no Carnaval, catarinenses e gaúchos se unem na folia de Florianópolis. Além da badalação de festas e blocos de rua, quem gosta de escolas de samba pode acompanhar os desfiles na Passarela "Nego Quirido" - o sambódromo de Floripa - que fica pertinho do mar.
Com produção de Lucineia Marques.