logo Radioagência Nacional
Cultura

Unidos do Porto da Pedra vence Série Ouro e volta ao Grupo Especial

Baixar
Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional
23/02/2023 - 11:39
Rio de Janeiro

A Unidos do Porto da Pedra está de volta à elite do Carnaval do Rio de Janeiro. Com o enredo “A invenção da Amazônia”, baseado no livro"  A Jangada", de Júlio Verne, a escola de São Gonçalo, na Região Metropolitana, foi a campeã da Série Ouro e vai desfilar em 2024 entre as grandes, ao lado de outra, Imperatriz Leopoldinense, que levou o título do Grupo Especial.

A potência do enredo da Porto da Pedra, que exaltou o povo da floresta, ecoou na voz da comunidade e levantou a Marquês de Sapucaí, na madrugada de sábado, último dia de apresentações do grupo que funciona como acesso aos desfiles principais. Nego, que é irmão de Neguinho da Beija Flor, e intérprete da Porto da Pedra, falou sobre a emoção de ser campeão.

A comissão de frente, que representava a mãe natureza chorando sangue, foi um dos pontos altos do desfile. O coreógrafo Paulo Pinna, exaltou o carinho recebido.

Godzilla, presidente da escola, destacou a importância de voltar à elite, depois de um jejum de 10 anos.

A segunda colocada da Série Ouro foi a Unidos de Padre Miguel. O terceiro lugar ficou com a escola Inocentes de Belford Roxo.

Agremiações tradicionais como a União da Ilha do Governador, São Clemente e Estácio de Sá, que estiveram por vários anos no Grupo Especial, vão permanecer na segunda divisão em 2024.

Das 15 escolas que se apresentaram na Série Ouro, as duas últimas colocadas foram a Lins Imperial e União de Jacarepaguá, rebaixadas para a Série Prata, que desfila na Estrada Intendente Magalhães, passarela montada na zona norte carioca.

x