23 de abril é comemorado o Dia Nacional do Choro.
Acredita-se que neste mesmo dia e mês, em 1897, nasceu, no Rio de Janeiro, Pixinguinha, um dos maiores destaques da música brasileira, especialmente o chorinho. Suas composições foram levadas dos subúrbios cariocas para Brasília pelos pioneiros que trabalharam na construção da capital do país.
Na capital federal, a nova leva de talentos envolvidos com o gênero vem, em grande parte, da Escola de Choro Raphael Rabello. Democrático e popular, esse estilo musical vai ganhando cada vez mais espaço.
E neste 23 de abril, os brasilienses aproveitaram para celebrar o Dia Nacional do Choro junto com as comemorações dos 63 anos do aniversário de Brasília.
O Projeto Choro no Eixão reúne músicos desde 2000 e conta como um dos idealizadores, Márcio Marinho.
Pedro Grande, tem 38 anos, e conta que é um apaixonado pelo estilo e pelo projeto que reúne milhares de pessoas, todos os domingos, para celebrar a valorização do ritmo genuinamente nacional.
O Chorinho no Eixo acontece todos os domingos, a partir do meio-dia, na altura da quadra 211, no Eixão Norte.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![TV Brasil Cacá Diegues completa 80 anos em maio/2020](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Edu Kapps/SMS Secretaria Municipal de Saúde do Rio faz estudo sobre a vacina dengue. Foto: Edu Kapps/SMS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro - Desfile do bloco](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)