Morreu nesta terça-feira (11) no Rio de Janeiro, aos 78 anos, Cinara de Sá Leite Faria, ou simplesmente Cynara com Y, uma das fundadoras do grupo Quarteto em Cy.
Ela estava internada no Hospital Prontocor, na Tijuca, na zona norte do Rio.
Criado em 1964, formado por quatro irmãs baianas, o grupo teve como padrinhos Vinícius de Morais e Carlos Lyra, que deram o nome para o conjunto musical.
Cynara participou de vários álbuns de sucesso que contou com a parceria de grandes nomes da música brasileira e, junto com as irmãs, fez versões inesquecíveis de canções do próprio Vinícius, Tom Jobim, Dorival Caymi, Milton Nascimento, Ivan Lins, Caetano Veloso.
O Quarteto ganhou fama internacional e realizou turnês em países como Estados Unidos, Japão e Espanha.
Três anos depois da formação, Cynara deixou o grupo e formou a dupla Cynara e Cibele com sua irmã. As duas se destacaram com a interpretação de Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque, que venceu o terceiro Festival Internacional da Canção.
Em 1969, gravou o LP solo “Pronta pra consumo” e a partir de 1972, retomou sua participação no Quarteto.
Cynara também marcou presença nas ondas da Rádio MEC. Ente 1990 e 1993, a cantora idealizou, produziu e apresentou o programa diário de música instrumental nacional e internacional Circuito Instrumental.
Cynara deixa três filhos, quatro netos e duas irmãs: Cyva e Cilene. A irmã Cibele faleceu em 2014.