Morre a cantora Cynara, integrante do grupo Quarteto em Cy

Publicado em 11/04/2023 - 22:04 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Morreu nesta terça-feira (11) no Rio de Janeiro, aos 78 anos, Cinara de Sá Leite Faria, ou simplesmente Cynara com Y, uma das fundadoras do grupo Quarteto em Cy.

Ela estava internada no Hospital Prontocor, na Tijuca, na zona norte do Rio.  

Criado em 1964, formado por quatro irmãs baianas, o grupo teve como padrinhos Vinícius de Morais e Carlos Lyra, que deram o nome para o conjunto musical.  

Cynara participou de vários álbuns de sucesso que contou com a parceria de grandes nomes da música brasileira e, junto com as irmãs, fez versões inesquecíveis de canções do próprio Vinícius, Tom Jobim, Dorival Caymi, Milton Nascimento, Ivan Lins, Caetano Veloso.  

O Quarteto ganhou fama internacional e realizou turnês em países como Estados Unidos, Japão e Espanha.     

Três anos depois da formação, Cynara deixou o grupo e formou a dupla Cynara e Cibele com sua irmã. As duas se destacaram com a interpretação de Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque, que venceu o terceiro Festival Internacional da Canção. 

Em 1969, gravou o LP solo “Pronta pra consumo” e a partir de 1972, retomou sua participação no Quarteto. 

Cynara também marcou presença nas ondas da Rádio MEC. Ente 1990 e 1993,  a cantora idealizou, produziu e apresentou o programa diário de música instrumental nacional e internacional Circuito Instrumental.  

Cynara deixa três filhos, quatro netos e duas irmãs: Cyva e Cilene. A irmã Cibele faleceu em 2014.  

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo