Ricardo Cavaliere é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras
O filólogo Ricardo Cavaliere foi eleito como imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), em uma cerimônia na tarde desta quinta-feira (27). A eleição foi realizada para ocupar a vaga da Cadeira 8 da instituição, anteriormente de Cleonice Berardinnelli, professora especialista em literatura portuguesa, que faleceu no início deste ano. Na disputa pela vaga, estava o quadrinista Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, entre outros nomes de destaque na literatura.
Pela segunda vez, a votação aconteceu com urnas eletrônicas emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.
Ricardo Cavaliere possui graduação em Letras, mestrado em Língua Portuguesa e doutorado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também possui graduação em Direito pela mesma universidade. Entre suas obras destacam-se "Fonologia e morfologia na gramática científica brasileira" e "Pontos essenciais em fonética e fonologia".
Atualmente, é professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. É membro da Academia Brasileira de Filologia, da Revista Todas as Letras e diretor da Revista Confluência.