Dia Nacional do Reggae tem comemoração na Jamaica Brasileira, Maranhão

A data faz homenagem ao cantor jamaicano Bob Marley

Publicado em 11/05/2023 - 11:50 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - Brasília

11 de maio é o Dia Nacional do Reggae, a data faz homenagem ao cantor jamaicano Bob Marley, a principal voz do reggae, que morreu há 42 anos.  

O estilo musical nasceu no final dos anos de 1960, na Jamaica; e se espalhou pelo mundo. E em 2018 entrou para a lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. No Brasil, ganhou identidade e força cultural em São Luís, no Maranhão, conhecida como Jamaica Brasileira.   

Em terras maranhenses, o movimento musical foi incorporado culturalmente; e o estado tornou-se celeiro para difusão do ritmo, como explica o jornalista e DJ de reggae, Ademar Danilo. 

Conhecido como a voz da banda maranhense Tribo de Jah há mais de 30 anos, Fauzi Beydoun,  conta que, antes da banda,  comandou o programa "Rádio Reggae" ainda nos anos 80, considerado o primeiro sobre o ritmo feito no Brasil e que ajudou na consolidação de São Luís como ilha reggueira. 

E a medida que o ritmo musical conquistava espaço, com as dezenas de clubes de reggae, os djs e suas radiolas - semelhante aos sound systems jamaicanos, a criação de eventos voltados para o estilo musical, surgia a Economia do Reggae, como explica Ademar Danilo, idealizador e diretor do Museu do Reggae. 

Em novembro do ano passado, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que reconhece São Luís como a Capital Nacional do Reggae. A proposta está atualmente em análise no Senado. 

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Geral

Cresce o número de mulheres que optam pela maternidade após os 40 anos

A escolha pela gravidez tardia não representa mais impedimento. São muitos os recursos disponíveis desde a relação sexual programada até métodos em que a fecundação ocorre em laboratório.

Baixar arquivo
Geral

Dia das Mães: Filhos homenageiam mães que já se foram

Uns dizem que mãe não deveria morrer, e outros que mãe nunca morre. De uma forma ou de outra, os laços maternos, na maioria dos casos, não se rompem. O luto por uma mãe exige esforço emocional para continuar tocando a vida, sem a presença de uma forte referência. 

Baixar arquivo
Geral

Doações por PIX chegam a R$ 92 milhões para o governo do RS

O governo gaúcho arrecadou, até o momento, mais de R$ 92 milhões em doações via Pix na campanha 'SOS Rio Grande do Sul'.

O estado reativou o canal de doações utilizado no ano passado, vinculado à conta bancária aberta pelo Banrisul.

Baixar arquivo
Geral

Maior navio de guerra da América Latina está no Rio Grande do Sul

O maior navio de guerra da América Latina chegou ao Rio Grande do Sul neste sábado (11).

Baixar arquivo
Geral

Governo facilita importação de produtos usados para o RS

Pelos próximos 30 dias, as doações internacionais ao Rio Grande do Sul vão poder entrar no país sem dificuldades.

Baixar arquivo
Geral

Pelo menos 290 unidades de saúde afetadas pelas chuvas no RS

O Rio Grande do Sul terá mais três hospitais de campanha instalados pelo Ministério da Saúde.

Com isso, já somam cinco as unidades montadas nesta semana para auxiliar o estado que sofre com as enchentes provocadas pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo