Niterói (RJ) vai ganhar primeira ilha museu do Brasil

Publicado em 30/05/2023 - 16:36 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A cidade de Niterói vai ganhar a primeira ilha museu do país, com experiências interativas desde a entrada no local, criando um conceito de museu a céu aberto com várias atrações.  

O projeto é uma parceria com a Unesco e está sendo desenvolvido na ilha de Boa Viagem, com finalização prevista até o mês de agosto. O investimento é de R$ 5,5 milhões e o objetivo é levar diversos tipos de eventos e exposições para o espaço, aproveitando o potencial turístico da ilha. 

Conectada ao continente por uma ponte de concreto, destacam-se como atrações de Boa Viagem edificações construídas no alto de uma escada de 127 degraus, o que torna o local um destino curioso e com diversos tipos de vistas. 

Entre as modificações realizadas para o projeto estão a reforma da capela da ilha, um de seus principais pontos turísticos, localizada no ponto mais elevado do local.  

O serviço de conservação e restauro incluiu adequação da instalação elétrica, colocação de ar-condicionado dentro da capela, nova iluminação e instalação de banheiros. 

O prefeito de Niterói, Axel Grael, explica como vai funcionar a visitação da ilha. 

“Nós teremos guias que darão toda a explicação sobre cada um daqueles equipamentos. Nós temos ali um fortim muito antigo, que fazia parte da estrutura de proteção militar da Baía de Guanabara. Temos ali a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e temos um prédio que é conhecido como castelo, que abrigará o Museu do Homem na Guanabara”.

Ele também explica que o objetivo é investir no turismo na cidade como um todo.

“Nós estamos preparando a cidade de Niterói para ter uma presença mais ativa. Ela seja mais atraente para o turista estrangeiro e os turistas também do Brasil que venham aqui nos visitar. A ilha tem uma importância muito grande dentro desse contexto e é pra isso que nós estamos preparando a ilha da Boa Viagem, além também de ser um local de recreação e visitação para a população de Niterói”. 

A ilha de Boa Viagem era um importante ponto de observação e controle da navegação na Baía de Guanabara. 

Todo o conjunto arquitetônico e paisagístico dela é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.  

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo