Católicos mantêm tradição dos tapetes que celebram Corpus Christi

Publicado em 08/06/2023 - 12:10 Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA

O costume de confeccionar tapetes ornamentais nas ruas próximas às igrejas por onde passam as procissões que celebram o Corpus Christi é uma tradição que surgiu na região dos Açores, em Portugal, no século XIII, e que foi  difundida aqui no Brasil, ainda durante o período colonial. 

Os devotos montam os tapetes com representações de cenas bíblicas, homenagens e objetos devocionais, utilizando materiais diversos como serragem, farinha, sal, casca de ovo e areia. As ilustrações se repetem pelas ruas de centenas de cidades brasileiras.  

O jornalista Matheus Nunes participa desenhando os tapetes desde 2012, em Teresina, no Piauí. Atualmente, ele coordena o trabalho voluntário de centenas de pessoas que passam a madrugada e manhã do dia de Corpus Christi produzindo o tapete de centenas de metros. 

Já na paróquia da maranhense Marlene Cruz, que fica em São Luís, este é o primeiro ano da confecção do tapete após a pandemia. Ele é feito dentro da própria igreja. A questão social foi um ponto fundamental para a construção dos desenhos dos tapetes.  

A expressão Corpus Christi vem do idioma antigo Latim e quer dizer corpo de Cristo.  

A celebração de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264.

Dentro do calendário católico, a celebração acontece na quinta-feira logo após o Domingo de Celebração da Santíssima Trindade e é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas.  

Edição: Samia Mendes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo