Católicos mantêm tradição dos tapetes que celebram Corpus Christi

Publicado em 08/06/2023 - 12:10 Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA

O costume de confeccionar tapetes ornamentais nas ruas próximas às igrejas por onde passam as procissões que celebram o Corpus Christi é uma tradição que surgiu na região dos Açores, em Portugal, no século XIII, e que foi  difundida aqui no Brasil, ainda durante o período colonial. 

Os devotos montam os tapetes com representações de cenas bíblicas, homenagens e objetos devocionais, utilizando materiais diversos como serragem, farinha, sal, casca de ovo e areia. As ilustrações se repetem pelas ruas de centenas de cidades brasileiras.  

O jornalista Matheus Nunes participa desenhando os tapetes desde 2012, em Teresina, no Piauí. Atualmente, ele coordena o trabalho voluntário de centenas de pessoas que passam a madrugada e manhã do dia de Corpus Christi produzindo o tapete de centenas de metros. 

Já na paróquia da maranhense Marlene Cruz, que fica em São Luís, este é o primeiro ano da confecção do tapete após a pandemia. Ele é feito dentro da própria igreja. A questão social foi um ponto fundamental para a construção dos desenhos dos tapetes.  

A expressão Corpus Christi vem do idioma antigo Latim e quer dizer corpo de Cristo.  

A celebração de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264.

Dentro do calendário católico, a celebração acontece na quinta-feira logo após o Domingo de Celebração da Santíssima Trindade e é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas.  

Edição: Samia Mendes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo