logo Radioagência Nacional
Cultura

Morre Hélio Turco, maior campeão das disputas de samba da Mangueira

Baixar
Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional
08/06/2023 - 12:38
Rio de Janeiro

Hélio Turco, maior campeão das disputas de samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira, morreu nesta quinta-feira (8), aos 87 anos. O sambista, compositor e baluarte da Verde e Rosa venceu 16 vezes o concurso, conquistando seis títulos. Isto o tornou compositor com maior número de conquistas da escola. Turco também era presidente de Honra da Mangueira.

Nascido no Grajaú e morador da Mangueira desde a infância, ele desfilou pela primeira vez em 1952, em uma função que não existe mais nas escolas de samba, a de “puxador de corda”.

Entrou para a ala de compositores em 1957 e, em 1959, a Mangueira levou para a avenida um samba de sua autoria: O Brasil através dos tempos. O último - Se todos fossem iguais a você - foi uma homenagem a Tom Jobim, que rendeu a Hélio Turco o Troféu Cidade do Rio de Janeiro de melhor samba. 

Outros sambas de destaque do artista foram Yes, nós temos Braguinha, de 1984, quando a Mangueira foi campeã do Carnaval, no ano da inauguração do Sambódromo, e Cem anos de liberdade – realidade ou ilusão, de 1988.  

A causa da morte do compositor não foi revelada. 

x