Morre Hélio Turco, maior campeão das disputas de samba da Mangueira

Publicado em 08/06/2023 - 12:38 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Hélio Turco, maior campeão das disputas de samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira, morreu nesta quinta-feira (8), aos 87 anos. O sambista, compositor e baluarte da Verde e Rosa venceu 16 vezes o concurso, conquistando seis títulos. Isto o tornou compositor com maior número de conquistas da escola. Turco também era presidente de Honra da Mangueira.

Nascido no Grajaú e morador da Mangueira desde a infância, ele desfilou pela primeira vez em 1952, em uma função que não existe mais nas escolas de samba, a de “puxador de corda”.

Entrou para a ala de compositores em 1957 e, em 1959, a Mangueira levou para a avenida um samba de sua autoria: O Brasil através dos tempos. O último - Se todos fossem iguais a você - foi uma homenagem a Tom Jobim, que rendeu a Hélio Turco o Troféu Cidade do Rio de Janeiro de melhor samba. 

Outros sambas de destaque do artista foram Yes, nós temos Braguinha, de 1984, quando a Mangueira foi campeã do Carnaval, no ano da inauguração do Sambódromo, e Cem anos de liberdade – realidade ou ilusão, de 1988.  

A causa da morte do compositor não foi revelada. 

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo