Festas juninas e julinas também são tempo de Bumba Meu Boi

Parte da cultura maranhense, o festejo tem variações em outros estados

Publicado em 08/07/2023 - 07:20 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

A cultura do Bumba Meu Boi está presente em todo o país, com apresentações em momentos distintos do ano, como Dia de Reis, carnaval, São João e até no Natal. Tudo depende da localidade.

Os nomes também variam de acordo com os estados e o festejo: Boi Calemba, Boi de Reis, Boi Surubim, Boi Zumbi, Mulinha de Ouro, Boi Bumbá, Boi de Jacá e Boi de Mamão são algumas outras denominações.

Os grupos como um todo são registrados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Diana Dianovsky, Coordenadora Geral de Identificação e Registro do Departamento de Patrimônio Imaterial do órgão, elenca alguns pontos que são considerados para se conseguir o título.

“Um bem cultural imaterial são as criações culturais que têm um caráter dinâmico, estão fundadas na tradição, são manifestados por grupos de indivíduo e é uma expressão da sua identidade cultural e social. E ele também tem que ter três características: ter relevância nacional, ser uma referência cultural para aqueles grupos que fazem essa prática e essa manifestação tem que ter continuidade histórica”.

A maioria dos grupos se apresenta país afora durante o ciclo junino, onde o Maranhão se destaca. Além do registro nacional do Iphan, a manifestação também detém o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Parte desse reconhecimento está ligado à quantidade de grupos e brincantes do Bumba Meu Boi, como destaca Diana.

“Na época da entrega do dossiê que garantiu o título de patrimônio cultural e material da humanidade junto à Unesco, a gente tinha mapeado 400 grupos de São Luís e de pelo menos 75 municípios do Estado do Maranhão”.

“Eu sou guerreiro, eu sou Valente, eu venho de São Vicente, minha aldeia é no Tabocá”. A voz experiente é de seu Zé Olhinho, Amo do Boi maranhense Unidos de Santa Fé. Com seus 80 anos, mais de 60 deles dedicados à preservação da manifestação cultural no estado.

“é o que eu faço aqui no boi de Santa Fé, que eu considero uma família. Unida com muito trabalho, muita dedicação. O bumba meu boi para nós significa muito, porque estamos sempre em evidência, sempre trabalhando 24 horas por dia, o ano todo para mostrar para a opinião pública algo referente ao bumba meu boi, como o patrimônio cultural da humanidade”.

Edição: Jacson Segundo/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

Presidente do Solidariedade se entrega à Polícia

Eurípedes Macedo Jr. é alvo da operação “Fundo do Poço", da Policia Federal, e acusado de desvios de recursos do fundo partidário e eleitoral do PROS, o Partido Republicano da Ordem Social.

Baixar arquivo
Geral

Lula se reúne com empresa responsável por apagões em SP, RJ e CE

Segundo o presidente, representantes da Enel assumiram o compromisso de ampliar investimentos no Brasil e prometeream que não haverá mais apagões nas regiões onde a empresa italiana fornece e energia. 

Baixar arquivo
Geral

Rio Grande do Sul volta a enfrentar chuvas

Vai chover em várias regiões do estado até terça-feira (18). Mesmo não sendo tão intensas quanto as de maio, volume de água preocupa.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2024 tem 5 milhões de inscritos

O Inep divulgou o balanço de inscrições para o Enem 2024, mas número final de candidatos só vai ser conhecido depois do prazo extra de inscrição para moradores do Rio Grande do Sul que termina no dia 21 de junho. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo cria sala de situação para enfrentrar secas e incêndios

O governo federal instalou uma sala de situação preventiva, para tratar sobre a seca e o combate a incêndios, especialmente no Pantanal e na Amazônia.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas deixam cidades pernambucanas em estado de alerta

Recife está em alerta laranja por causa das chuvas que atingiram a cidade entre sexta (14) e  sábado (15). Em outros muncípios de Pernambuco, as chuvas foram ainda mais intensas e ficaram acima de 100 milímetros. 

Baixar arquivo