Livro reúne cartas inéditas de Hélio Oiticica

Publicado em 23/07/2023 - 10:04 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A vida e a trajetória de um dos maiores artistas brasileiros, o carioca Hélio Oiticica, são contadas em livro que reúne cartas inéditas trocadas com amigos, como Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Assim como muitos de seus contemporâneos das décadas de 1950 e 1960, Hélio Oiticica defendeu a liberdade.

Em 1965, na abertura de uma de suas exposições, no Rio de Janeiro, o artista protestou quando seus amigos da escola de samba Estação Primeira de Mangueira foram impedidos de entrar no Museu de Arte Moderna. Hélio, então, fez uma manifestação coletiva em frente ao local, com os sambistas. 

Idealizado por Cesar Oiticica Filho, sobrinho do artista, e organizado por Tania Rivera, pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, o livro Hélio Oiticica: cartas 1962-1970, publicado pela editora UFRJ, traz detalhes da vida, do trabalho, da maneira como o artista se coloca diante do mundo. Para Tania Rivera, o episódio no MAM mostra o espírito combativo de Oiticica.

Aproximando vida e arte, ele criou peças e instalações que derrubam a fronteira entre a obra e o espectador.

Além do reconhecimento nacional, seu trabalho ganhou projeção internacional, com exposições em museus de Londres, na Inglaterra, e Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Hélio Oiticica nasceu 26 de julho de 1937, na cidade do Rio de Janeiro, onde desenvolveu a maior parte dos seus trabalhos. Morreu ainda jovem, em 22 março de 1980, na capital fluminense.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Secretarias de Educação têm até domingo para aderir ao Pé-de-Meia

Os procedimentos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação, o Simec. 

Baixar arquivo
Geral

DPU recomenda câmeras corporais na captura dos 2 fugitivos em Mossoró

A defensora pública-chefe em Mossoró, Rogena Ximenes, argumentou, em ofício, que o Estado é responsável por garantir os direitos fundamentais daqueles que estão foragidos, independentemente das sentenças ou da repercussão criminal.

Baixar arquivo
Economia

Receita abre consulta a lote residual de restituição do IR

Neste lote residual de restituição do Imposto de Renda do mês de fevereiro, o crédito bancário de mais de R$ 304 milhões, será disponibilizado no próximo dia 29 de fevereiro para pouco mais de 208 mil contribuintes, entre prioritários e não prioritários.

Baixar arquivo
Justiça

Dino toma posse como ministro do STF nesta quinta-feira

Jurista, político, professor e advogado, o maranhense Flávio Dino de Castro e Costa chega ao Supremo aos 55 anos de idade. 

Baixar arquivo
Economia

Chuvas deixam três mortos no Rio de Janeiro

A Secretaria Estadual de Defesa Civil alerta que o risco de enchentes permanece alto ou muito alto em Nova Iguaçu, Queimados, Barra do Piraí, Mendes, Paracambi, Porto Real, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Belford Roxo e no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Mercado eleva para 1,68% projeção de expansão da economia este ano

Para a inflação, os especialistas consultados esperam que feche o ano a 3,81%. Um pouco menos que na semana passada, quando era 3,82%.

Baixar arquivo