ONG Rio de Paz lança documentário sobre desaparecidos no RJ

Publicado em 09/07/2023 - 13:26 Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Governador Cláudio Castro, o que o senhor fará pela favela? Foi essa a pergunta estampada em uma faixa que a ONG Rio de Paz colocou na Lagoa Rodrigo de Freitas, questionando o governo do estado sobre os desaparecidos no Rio de Janeiro. No mesmo local, estão placas com nomes de crianças mortas por balas perdidas e de policiais assassinados no estado.

A pergunta é tema do documentário Cadê Você?, que a ONG lançará no próximo dia 13, às 20h, no NET Botafogo, em sessão para convidados. Haverá um debate ao final da exibição. O longa-metragem de 113 minutos marca os dez anos do assassinato e desaparecimento do pedreiro Amarildo, morto por PMs, na Rocinha.

O filme também traz histórias inéditas de pessoas que procuram seus entes queridos, muitos assassinados pelo tráfico, milícia ou polícia, e os corpos jamais foram encontrados. Depois do lançamento oficial, o longa será disponibilizado em plataformas de streaming. 

A iniciativa é resultado da parceria entre a produtora Rio de Paz filmes e o diretor Humberto Nascimento. Segundo Antonio Carlos Costa, a ideia de fazer um documentário sem fins lucrativos veio da necessidade de respostas. 

O número de pessoas desaparecidas entre 2003 e 2021 no estado do Rio de Janeiro é de cerca 5 mil por ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública. O total apurado ultrapassa 51 mil desaparecimentos. 

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo