Pesquisa e exposição destacam constelações estelares indígenas

Publicado em 30/07/2023 - 09:02 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

As constelações estelares fazem parte da cultura de muito povos ancestrais, por isso, muito mais do que os europeizados "Cruzeiro do Sul" ou "Cinturão de Órion", como também é conhecida a nossa constelação Três Marias, os povos indígenas do território brasileiro olhavam para o céu noturno e reconheciam o Jabuti, o Homem Vermelho ou o Caminho da Anta. 

Esses são apenas alguns dos nomes das constelações indígenas destacadas pela pesquisa Cultura Estelar Tupi-Guarani, que resultaram em dois projetos: uma exposição e um livro que ainda será publicado, com ilustrações da artista indígena Mū’ūybí Maxacali. A artista explica a ligação dos indígenas com as estrelas. 

De acordo com o historiador e pesquisador do tema há 20 anos, Gustavo Villa, o conhecimento de astronomia dos povos indígenas do território brasileiro só pôde ser sistematizado por meio de recortes culturais de várias fontes, como pinturas rupestres, descrições e documentos históricos produzidos pelos colonizadores europeus, além de conhecimento oral que faz parte da cultura dos povos indígenas. 

De acordo com Gustavo Villa, as imagens das constelações dos povos originários estão relacionadas com os elementos do meio ambiente e os ciclos da natureza para várias etnias, como dos Tupinambá, no Maranhão; dos Pataxó, em Minas Gerais; até os Guarani, do Mato Grosso. Os fenômenos celestes observados pela cultura indígena vão desde constelações e estrelas até eclipses e chuvas de meteoros. 

Por enquanto, as imagens da Exposição Cultura Estelar Tupi-Guarani, feitas pela artista plástica indígena Mū’ūybí Maxacali, que também tem transtorno do espectro autista, podem ser vistas na galeria virtual no site: www.artsteps.com 

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo