Os cinco anos de trabalhos para reconstruir o Museu Nacional serão celebrados com uma série de atividades, neste domingo, a partir das 10h.
A comunidade poderá ver de perto os avanços na restauração do prédio do museu, e curtir atrações de cultura, gastronomia e ciência. Alexander Kellner, diretor da instituição, fala sobre a importância de relembrar esta data.
Entre as atrações da programação estão uma Tenda Científica, em que pesquisadores de diversos setores do Museu vão interagir com o público em 30 atividades, incluindo exposição de acervos, relatos, jogos e painéis. Será possível saber mais sobre as diferentes coleções, ter contato com seres vivos e preservados, e até conhecer o processo de digitalização de acervos, com demonstração ao vivo.
O evento também conta com participação da Fiocruz, com o Museu da Vida, que traz a atividade Por Dentro de Nós. Ela apresenta o funcionamento do corpo humano e suas interações, por meio de modelos anatômicos, além de permitir ao visitante interagir com microscópios e lupas.
Juliana Sayão, diretora adjunta de integração Museu e Sociedade, ressalta que este é um momento de encontro entre a sociedade e o museu.
João Pacheco Oliveira, antropólogo e curador das coleções etnográficas do museu, destaca a relevância da instituição.
Os visitantes também poderão se aproximar da fachada principal, inteiramente restaurada, e conferir ainda, em um telão, o processo de restauração do local. Neste momento, as obras estão acontecendo nos blocos dois e três do Palácio.