O Brasil já tem seu indicado para disputar uma vaga na escolha pelo melhor filme internacional no Oscar 2024. “Retratos Fantasmas”, do diretor Kleber Mendonça Filho, foi o selecionado pela Academia Brasileira de Cinema.
A película disputou a vaga com outros 28 filmes nacionais. A obra documental é resultado de 7 anos de gravações do cineasta e coloca a Recife como personagem principal da obra.
O longa-metragem usa material de arquivo para mostrar as mudanças na capital pernambucana, focando no cinema como espaço de convívio. Vamos ouvir uma passagem do trailler.
O filme já está em exibição nos cinemas brasileiros. A obra também foi lançada no Festival de Cannes deste ano, no Festival de Gramado, e em outros festivais na Austrália, Alemanha, Chile, Peru, Canadá, Portugal e Estados Unidos.
Kléber Mendonça dirigiu ainda Bacurau, Aquarius e Som ao Redor, este também selecionado a vaga do Oscar em 2014.
Após a indicação de cada país, um comitê da Academia de Cinema dos Estados Unidos, responsável pelo Oscar, revisa as inscrições e seleciona os cinco finalistas que poderão disputar a estatueta.
Dos filmes escolhidos pelo Brasil para o Oscar de melhor filme estrangeiro, apenas 4 foram indicados oficialmente para disputa: O Pagador de Promessas, em 1963, Quatrilho, em 1996; O Que É Isso, Companheiro?, em 1998; e Central do Brasil, em 1999. Nenhum deles venceu a premiação norte-americana.