Obras feitas com ferramentas digitais chegam ao Museu do Amanhã, no RJ

Publicado em 20/09/2023 - 08:01 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro ganhou mais um evento de peso para o seu calendário cultural. O Museu do Amanhã sedia, a partir desta quarta-feira, a primeira edição da "Nova Bienal Rio de Arte e Tecnologia". A exposição foca nas artes criadas a partir das ferramentas digitais, com obras de artistas que desenvolvem seu processo criativo usando as linguagens e ferramentas tecnológicas. 

O público vai poder contemplar e interagir com mais de 70 obras de 30 países. Entre as 66 participações de artistas, coletivos e estúdios, dez representam o Brasil. A primeira edição explora “A Nova Estética” e a “Supercriatividade na era da Inteligência Artificial”.  

Uma das curadoras da exposição, Paula Perissinotto, explica que o termo NOVA, que dá nome à Bienal, vai muito além de um adjetivo que indica algo novo. 

E essa fusão da arte com a tecnologia se revela em várias formas e trabalhos que usam inteligência artificial, computação gráfica, software, robótica, como" destaca Paula Perissinotto.   

As obras vão ocupar os espaços interno e externo do Museu do Amanhã, no centro do Rio.  No externo, a exibição valoriza obras de acesso livre e gratuito, baseadas principalmente na interatividade.  

A Nova Bienal Rio de Arte e Tecnologia vai até o dia 29 de outubro. A visitação pode ser feita  de terça-feira a domingo. Às terças-feiras, a entrada é gratuita. Nos demais dias, os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). 

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Saúde

Hospital em Alagoas é habilitado para transplante de coração pelo SUS

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, agora está habilitado para realizar transplante de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Quase 200 mil brasileiros vivem com HIV e não fazem tratamento

As informações fazem parte de boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, na véspera do Dia Mundial de Luta Contra Aids.

Baixar arquivo
Geral

Dia da Consciência Negra será feriado nacional

O projeto que cria o novo feriado já tinha sido aprovado pelo Senado e, agora, para entrar em vigor precisa ser sancionado pelo presidente Lula. Quando isso acontecer, a data já entra no calendário oficial do país.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Número de resgatados de trabalho análogo à escravidão é recorde

Um total de 2.847 trabalhadores foram resgatados entre janeiro e novembro deste ano de trabalho análogo à escravidão no Brasil. O número parcial de 2023 já é o maior em resgates dos últimos 14 anos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Placas no Cais do Valongo vão indicar marcos da memória africana

As indicações vão desde portos, igrejas, praças, terreiros de candomblé, quilombos, passando lugares onde ocorreram movimentos de resistência, até manifestações culturais.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Entrevista: ministra do Zimbábue fala sobre luta contra o racismo

A ministra das mulheres, comunidades e empreendedorismo do Zimbábue deu entrevista exclusiva à EBC e falou das experiencias do seu país no campo da luta contra o racismo e pela igualdade de gênero. 

Baixar arquivo