OSGEMEOS vão colorir parte do galpão da ONG Ação da Cidadania

Publicado em 14/09/2023 - 11:18 Por Yuri Miltersteiner - estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A ONG Ação da Cidadania, localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro, abre as portas de seus galpões para se conectar com o universo do Graffiti e da arte. OSGEMEOS, Gustavo e Otávio Pandolfo, vão transformar parte do galpão em um grande espaço de contemplação da cultura urbana.

O projeto dos irmãos vai dar vida a dois vagões de trens antigos, recentemente restaurados. E farão os desenhos em parceria com jovens artistas grafiteiros, dos morros da Providência e do Vidigal.

Desde a sua fundação em 1993, grande parte dos projetos da ONG utilizam a arte e a cultura como forma de chamar a atenção para grandes problemas do país, como a fome e a miséria.

De acordo com Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania, os vagões ressignificados farão parte do convívio comunitário

A zona portuária do Rio, já é conhecida pelas intervenções artísticas que transformam muros e paredes em galerias de arte a céu aberto, como o mural das Etnias, elaborado pelo artista Eduardo Kobra, que assim como Gustavo e Otávio são referências internacionais.

OSGEMEOS já realizaram inúmeras mostras individuais e coletivas em museus brasileiros e de diversos países, como Cuba, Estados Unidos, Itália, Alemanha e Japão. Seus trabalhos também podem ser admirados em muros, edifícios e em vagões de trens por várias partes do mundo.

 

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo