Prefeitura do Rio anuncia maior corredor de arte da América Latina

O BRT Transbrasil recebe o projeto artístico Cores do Brasil

Publicado em 21/09/2023 - 19:27 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro acaba de ganhar um diversificado projeto de arte urbana. O BRT Transbrasil, que passará por 26 bairros do Rio de Janeiro, recebe o projeto artístico Cores do Brasil. A iniciativa consiste em grafites por todo os 26 km do corredor, com inspiração no Profeta Gentileza. Viadutos, terminais e passarelas receberão as novas cores. Nesta quinta-feira foi dado o pontapé inicial do projeto, no Terminal Intermodal Gentileza, com um trabalho do artista Lucas Cassarotti.  

O prefeito Eduardo Paes ressaltou os objetivos da iniciativa.    

A expectativa é que o Cores do Brasil se torne a maior galeria de arte urbana a céu aberto da América Latina. Participam 60 artistas moradores dos locais por onde o corredor vai passar. As intervenções serão realizadas em três terminais, 30 viadutos, 300 pilares e 18 estações com passarelas.   

Andre Bretas, produtor cultural responsável pela escolha destes artistas, destaca a pluralidade da iniciativa.  

A ação também conta com a capacitação de jovens de cada região, que terão o primeiro contato com a produção artística neste projeto. Os contêineres operacionais utilizados na produção ficarão de legado como escolas de capacitação em arte.   

Edição: Nádia Faggiani / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo