Prefeitura do Rio anuncia maior corredor de arte da América Latina
O Rio de Janeiro acaba de ganhar um diversificado projeto de arte urbana. O BRT Transbrasil, que passará por 26 bairros do Rio de Janeiro, recebe o projeto artístico Cores do Brasil. A iniciativa consiste em grafites por todo os 26 km do corredor, com inspiração no Profeta Gentileza. Viadutos, terminais e passarelas receberão as novas cores. Nesta quinta-feira foi dado o pontapé inicial do projeto, no Terminal Intermodal Gentileza, com um trabalho do artista Lucas Cassarotti.
O prefeito Eduardo Paes ressaltou os objetivos da iniciativa.
A expectativa é que o Cores do Brasil se torne a maior galeria de arte urbana a céu aberto da América Latina. Participam 60 artistas moradores dos locais por onde o corredor vai passar. As intervenções serão realizadas em três terminais, 30 viadutos, 300 pilares e 18 estações com passarelas.
Andre Bretas, produtor cultural responsável pela escolha destes artistas, destaca a pluralidade da iniciativa.
A ação também conta com a capacitação de jovens de cada região, que terão o primeiro contato com a produção artística neste projeto. Os contêineres operacionais utilizados na produção ficarão de legado como escolas de capacitação em arte.