Em vez de Bruxas, hoje se comemora o Dia do Saci no Brasil

Publicado em 31/10/2023 - 21:56 Por Eliane Gonçalves - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

Halloween, palavra em inglês com dois Ls, dois Es e um W significa Dia das Bruxas em português.

Nos Estados Unidos, o dia 31 de outubro é dia de usar fantasias de fantasmas, caveiras ou de Vandinhas da família Adams e as crianças saírem às ruas pedindo doces ou ameaçando com tranquinagens.

Para a cultura brasileira, seria algo como uma mistura de Carnaval com Dia de Cosme e Damião, mas enquanto a tradição de distribuir doces para celebrar os santos católicos, que no Candomblé representam o Erês e protegem as crianças, vai caindo no esquecimento, a tradição do norte do planeta vem sendo importada pelo Brasil, mas há quem resista.

Sim, o Saci, o menino preto de gorro vermelho e de um pé só é o mais lendário dos traquinas e virou símbolo de resistência do mais legítimo folclore brasileiro. Estudos antropológicos mostram que o Saci Pererê nasceu na mitologia dos indígenas Guarani na metade do século dezoito. Protegia as matas e os animais das florestas. Foi se transformando incorporando as tradições africanas. Virou história popular, lenda, literatura, que se junta a outras assombrações bem brasileiras, como a Cuca e o Boitatá.

Apesar de andar meio esquecido, sempre tem alguém resgatando essa tradição. É o caso da companhia andaime de teatro do Distrito Federal, que compôs que você ouviu agora a pouco.

A canção faz parte do musical O Saci É Uma Peça. O espetáculo teatral que vai fundo na brasilidade para resistir aos estrangeirismos. Quem conta é a atriz e diretora de teatro Tatiana Bittar.

Ela lembra que não tem nada contra o Dia das Bruxas, só não quer ver as nossas tradições sumirem do mapa.

Há 20 anos que o dia 31 de outubro no Brasil é o Dia do Saci, então feliz Dia do Saci para todos. 

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Meio Ambiente

Marina Silva diz que Brasil vive um "terrorismo climático"

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada, mais de 50% das ocorrências na região.

Baixar arquivo
Saúde

Dia de conscientização destaca importância do diagnóstico de linfomas

O linfoma é um tipo de câncer que aflige mais de 735 mil pessoas, por ano, em todo o mundo. A doença afeta as células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Para lembrar a importância do diagnóstico, neste domingo, 15 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas.

Baixar arquivo
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo