História Hoje: conheça a lenda da lanterna de abóbora do Halloween

Publicado em 31/10/2023 - 06:00 Por História Hoje - Brasília

Doces ou travessuras? 31 de outubro é dia de Halloween. A festa tão popular nos Estados Unidos foi introduzida por imigrantes europeus no século XIX. E, com ela, a tradição das lanternas de abóbora. Com uma cara assustadora e iluminado por uma vela, esse elemento cultural tão usado na decoração do Dia das Bruxas está relacionado a uma lenda urbana de um acordo malsucedido entre um bêbado e o capeta.

De acordo com a cultura popular irlandesa, um homem chamado Sting Jack deu de cara com o Diabo e o chamou para tomar uma bebida. Na hora de pagar a conta, Jack não tinha dinheiro. E o jeito foi fazer um pacto com o Diabo. Jack trocou a própria alma pelo pagamento da dívida no bar. O Diabo se transformou em uma moeda. Mas Jack deu calote e guardou a moeda de Diabo no bolso com uma cruz para que ele ficasse preso àquela nova forma.  

Para liberar o Diabo, Jack fez um novo trato. Em troca da liberdade, o demônio teria que deixá-lo viver por mais dez anos. Quando o tempo acabou, Jack pregou mais uma peça no Diabo. Fez com que ele subisse em uma árvore e desenhou uma cruz no tronco. Aprisionado mais uma vez, o Diabo aceitou a nova proposta de Jack. Não poderia levar a alma dele após a morte.

Quando Jack morreu, foi recusado por São Pedro no Céu e não podia entrar no inferno. O destino de Jack foi vagar pela Terra como uma alma penada, carregando nas mãos um nabo e uma brasa que tinha ganhado de presente do Diabo.

A lenda de Jack da Lanterna atravessou gerações e ganhou lugar de destaque nas festas. Na época do Halloween, é tempo de colheita das abóboras nos Estados Unidos. Acredita-se que, pela abundância e por serem mais fáceis para esculpir, as pessoas começaram a usar abóboras no lugar de raízes. E as lanternas com caras assustadoras e luzes passaram a ser usadas para afugentar espíritos do mal.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jaílton Sodré

Apresentação: José Carlos de Andrade

Edição: Sheily Noleto

Publicação Web: Renata Batista

Últimas notícias
Meio Ambiente

Marina Silva diz que Brasil vive um "terrorismo climático"

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada, mais de 50% das ocorrências na região.

Baixar arquivo
Saúde

Dia de conscientização destaca importância do diagnóstico de linfomas

O linfoma é um tipo de câncer que aflige mais de 735 mil pessoas, por ano, em todo o mundo. A doença afeta as células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Para lembrar a importância do diagnóstico, neste domingo, 15 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas.

Baixar arquivo
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo