MPF faz exposição de obras de arte produzidas durante ditadura militar

Publicado em 18/10/2023 - 21:49 Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Obras de arte produzidas durante a ditadura militar no Brasil, que refletem sobre as graves violações do período, estão em uma exposição inédita do Ministério Público Federal, inaugurada nesta quarta-feira (18) no Rio de Janeiro.

A mostra destaca ainda a atuação do MPF para desvendar os crimes praticados por agentes durante o regime e responsabilizar seus autores. E resgata esse passado para o público também por meio de obras recentes, vídeos com depoimentos de artistas e membros do MPF.  

Para aqueles que não vivenciaram o período, é uma forma de conhecer o contexto de repressão e crimes praticados pelo regime, que aboliu direitos e liberdades individuais.  

O trabalho do MPF na busca pela reparação e pela punição dos agentes é conhecido como Justiça de Transição, um conjunto de medidas - judiciais ou não - adotadas para enfrentar um passado de ditadura.  Daí veio o nome da exposição “Justiça de Transição Não é Transação: a Brutalidade e o Jardim. "Brutalidade jardim" faz referência a  uma expressão usada por Oswald de Andrade, no livro "Memórias Sentimentais de João Miramar", que foi retomada no poema 'Geleia Geral', de Torquato Neto, musicado por Gilberto Gil.

Junto com a exposição, o MPF inaugura também um Memorial que vai ser um espaço cultural e de exposições permanente e aberto ao público. Segundo o MPF, a ideia é utilizar a linguagem artística para divulgar de uma maneira diferente seu trabalho e aproximar a instituição da sociedade.

A mostra será aberta ao público a partir desta quinta (19), das 12h às 17h, na sede do órgão, no centro da capital. 

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo