O Rio de Janeiro recebeu o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela UNESCO devido à qualidade de seus programas de promoção do livro e da leitura. Essa é a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa recebe o título. O Rio assume o papel a partir de 23 de abril de 2025, quando é celebrado o Dia Mundial do Livro. Até a data, cabe a cidade medidas para fomentar a leitura.
O título de Capital Mundial do Livro é concedido anualmente pela UNESCO a uma cidade que tenha demonstrado excelência em suas iniciativas de promoção literária.
Além de ser berço de autores de prestígio nacional e internacional, o Rio de Janeiro é sede das principais instituições da literatura brasileira, como a Academia Brasileira de Letras, a Biblioteca Nacional, o Real Gabinete Português de Leitura, a Bienal do Livro, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, e a Festa Literária das Periferias, a Flup.
A candidatura da cidade para se tornar a Capital Mundial do Livro incluiu um dossiê de campanha com as iniciativas estratégicas iniciais. Entre elas estão a modernização da rede municipal de bibliotecas e salas de leitura e a criação da Academia Editorial Júnior, para fomentar novos talentos no mercado editorial.