Em 7 de novembro de 2018, a atriz Emma Thompson recebeu o título de Dama do Império Britânico pelas mãos do Príncipe William. Durante a cerimônia realizada no Palácio de Buckingham, a atriz Sarah Gordy tornou-se a primeira mulher com síndrome de Down a receber a medalha. Mas o que significa essa homenagem e como ela acontece?
A monarquia sempre concedeu títulos em reconhecimento aos serviços prestados. Mas, até ao início do século XIX, apenas pessoas da alta sociedade e figuras militares de alta patente podiam receber uma Ordem de Cavalaria.
Em 1917, o Rei George V criou a Ordem do Império Britânico, para homens e mulheres que prestaram alguma contribuição relevante na Primeira Guerra Mundial. Com o tempo, essa condecoração passou a abranger diversas áreas de atuação, com homenagens concedidas a pessoas envolvidas em áreas como serviços comunitários, artes, saúde, esporte, educação, ciência e tecnologia, economia e serviço público.
A honra de se tornar um Cavaleiro ou uma Dama do Império Britânico é um reconhecimento por realizações notáveis, bravura pessoal e serviços prestados ao Reino Unido e aos Territórios Britânicos Ultramarinos. A publicação dos nomes dos escolhidos acontece no Ano Novo e no aniversário do Rei. Já as entregas das medalhas podem ocorrer ao longo do ano.
Cada homenageado recebe sua insígnia individualmente de quem está a frente da cerimônia. No caso dos homens, é preciso ficar ajoelhado enquanto o membro da realeza coloca a espada sobre o ombro direito do novo Cavaleiro e, em seguida, ele recebe a insígnia.
As honras são indicadas pelo Gabinete, mas qualquer pessoa no Reino Unido pode sugerir o nome de um cidadão britânico para ser homenageado.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje:
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jaílton Sodré
Apresentação: Dilson Santa Fé
Edição: Paula Castro
Publicação Web: Renata Batista