Lugares históricos como a Praça da Sé, o Pátio do Colégio, as ruas 25 de Março e Santa Efigênia e o Mercadão Municipal farão parte do novo distrito turístico no centro da cidade de São Paulo. O anúncio foi feito pelo governo do Estado e pela prefeitura, nessa quinta-feira, quando a cidade comemorou seus 470 anos.
Na prática, a prefeitura e o governo do estado irão dar mais incentivos fiscais para empreendedores abrirem e manterem seus negócios na região central da cidade; restaurar diversos prédios para moradias de interesse social no centro. Além disso, a prefeitura também tem planos de construir um bondinho, por meio do sistema VLT, veículo leve sobre trilhos, para circular no centro da cidade.
O plano de Manifestação de Interesse já foi publicado, como explicou o prefeito Ricardo Nunes.
Inicialmente o perímetro estabelecido para o distrito turístico já contempla 50 atrativos, 60 estabelecimentos e 76 meios de hospedagem.
Ainda de acordo com a prefeitura, desde dezembro de 2023 uma lei sancionada já determinou isenção parcial do IPTU e isenção de diversas taxas municipais para imóveis de uso não residencial na região.