Diversidade cultural marca carnaval carioca

Publicado em 11/02/2024 - 15:18 Por Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A diversidade do Carnaval de rua carioca também retrata a diversidade da cultura brasileira. Uma mistura de saberes e ancestralidade. 

O Terreirada Cearense, que se apresentou nesse sábado na Quinta da Boa Vista, zona norte carioca, trouxe no repertório canções autorais e da cultura popular, além de clássicos da música cearense. 

Thaiz Bezerra, diretora musical do Terreirada, ressalta a importância dos ritmos nordestinos, como o baião e os estilos relacionados ao reisado.

Pessoas de todas as idades, gêneros, raças e cores celebraram a Festa de Momo, ao som dos artistas formados pela oficina ao longo do ano. O bloco é reconhecido também pelos brincantes com pernas de pau, que animam os foliões. Um deles era o agente de viagens Leonardo Silva, que se fantasiou em homenagem às crianças.

Outro destaque no meio dos foliões foi a fantasia customizada da diretora de Arte Beatriz Moisés, que todos os anos participa do bloco.

A riqueza cultural do país vai se descortinando também com blocos como o Maracutaia, que se apresenta nesta segunda-feira, no centro do Rio. A confecção de adereços e estandarte é feita de forma coletiva. O bloco traz ritmos e referências de outros estados e também da África 

Outro destaque é o Rio Maracatu, que desfila na terça-feira. Fundado em 1997, o bloco também oferece oficina de maracatu para a comunidade. O grupo de percussionistas é formado apenas por mulheres 

E quem está em busca de um bloco para curtir o restante do carnaval pode consultar a lista oficial de cortejos no site carnavalderua.rio.

Edição: Samia Mendes/Francisco Sousa

Últimas notícias
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo