Instrumentos do Carnaval dão ritmo à vida de muitos foliões o ano todo

Publicado em 11/02/2024 - 11:00 Por Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os blocos de carnaval atraem milhares de pessoas todos os anos para as ruas do Rio. Mas, por trás da alegria durante os dias de folia, tem muito trabalho o ano todo.

As oficinas musicais são um exemplo desse empenho. Ná Chuva, professora e coordenadora da oficina de percussão do Bloco do Sargento Pimenta, que mistura ritmos brasileiros aos clássicos dos Beatles, explica que as aulas começam depois do Carnaval, utilizando um método de ensino destinado a todos os públicos, até para quem nunca tocou um instrumento.

Ela ressalta que as oficinas são importante, não só para os dias de folia, mas também para o futuro profissional dos alunos.

A relação de Camila Suizane, nascida e criada em Oswaldo Cruz, berço do samba, começou quando ela ainda era criança, na interação com os tradicionais Bate-Bolas. Mais tarde, conheceu a oficina do Sargento Pimenta. Depois disso, já tocou em vários blocos, como o Mulheres Rodadas.

Apaixonada pelo Carnaval, ela avalia que a festa também é um ato político.

A médica e foliã Carla de Fátima Guimarães toca saxofone. Conta que depois da pandemia de covid-19 foi a um pré-carnaval e se apaixonou pelo ritmo da bateria, que representa o coração dos blocos e das escolas de samba.

A previsão da Prefeitura carioca é que sete milhões de pessoas aproveitem o Carnaval na capital fluminense, nos desfiles do Sambódromo, na Intendente Magalhães, no Terreirão do Samba, nos bailes populares, e no Carnaval de Rua, com blocos e megablocos.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Pollyane Marques

Últimas notícias
Direitos Humanos

Comitiva visita povo Guarani, alvo de ataques nos últimos dois meses

Um grupo de parlamentares e representantes de entidades ligadas aos direitos humanos visita, até sexta-feira (13/9), terras dos povos Avá-Guarani e Guarani-Kaiowá, nos estados do Paraná e no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

Brasil lidera ranking de patrimônios da Unesco na América do Sul

Atualmente, o país possui 24 patrimônios no total, distribuídos por seu território. 15 deles são culturais, como o Centro Histórico de Salvador, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e a cidade histórica de Ouro Preto.

Baixar arquivo
Geral

Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros encerra nesta sexta-feira

O XVIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), reúne mais de 4.000 participantes, entre pesquisadores, ativistas, quilombolas, representantes da sociedade civil de todas as regiões brasileiras e de 13 países participantes.

Baixar arquivo
Geral

Governo formaliza criação de secretaria de apoio à reconstrução do RS

As funções serão as mesmas da atual Secretaria Extraordinária da Presidência da República criada em maio por medida provisória e que deixa de existir nesta quinta-feira, 12.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Viva Maria comemora o Dia do Cerrado

Para marcar a data, o programa conversa com a jornalista Elizabeth Oliveira, autora da reportagem “Mulheres Coralinas: a poética do empoderamento feminino no Cerrado”, premiada no Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Baixar arquivo
Geral

Programa da UFF foca na saúde mental dos universitários

Foi justamente pelas queixas relacionadas à saúde mental dos estudantes que  a Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes, desenvolveu o projeto Cuca Legal, resultado da parceria da equipe de assistentes sociais e de professores do Departamento de Psicologia.

Baixar arquivo