Instrumentos do Carnaval dão ritmo à vida de muitos foliões o ano todo

Publicado em 11/02/2024 - 11:00 Por Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os blocos de carnaval atraem milhares de pessoas todos os anos para as ruas do Rio. Mas, por trás da alegria durante os dias de folia, tem muito trabalho o ano todo.

As oficinas musicais são um exemplo desse empenho. Ná Chuva, professora e coordenadora da oficina de percussão do Bloco do Sargento Pimenta, que mistura ritmos brasileiros aos clássicos dos Beatles, explica que as aulas começam depois do Carnaval, utilizando um método de ensino destinado a todos os públicos, até para quem nunca tocou um instrumento.

Ela ressalta que as oficinas são importante, não só para os dias de folia, mas também para o futuro profissional dos alunos.

A relação de Camila Suizane, nascida e criada em Oswaldo Cruz, berço do samba, começou quando ela ainda era criança, na interação com os tradicionais Bate-Bolas. Mais tarde, conheceu a oficina do Sargento Pimenta. Depois disso, já tocou em vários blocos, como o Mulheres Rodadas.

Apaixonada pelo Carnaval, ela avalia que a festa também é um ato político.

A médica e foliã Carla de Fátima Guimarães toca saxofone. Conta que depois da pandemia de covid-19 foi a um pré-carnaval e se apaixonou pelo ritmo da bateria, que representa o coração dos blocos e das escolas de samba.

A previsão da Prefeitura carioca é que sete milhões de pessoas aproveitem o Carnaval na capital fluminense, nos desfiles do Sambódromo, na Intendente Magalhães, no Terreirão do Samba, nos bailes populares, e no Carnaval de Rua, com blocos e megablocos.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Pollyane Marques

Últimas notícias
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo