Petrobras Cultural prevê R$ 250 milhões para projetos em todo país

Inscrições são gratuitas e vão até 8 de abril

Publicado em 24/02/2024 - 14:26 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Petrobras vai investir R$ 250 milhões em projetos culturais de todas as regiões do país. Foi lançado nesta sexta-feira (23) o novo edital Seleção Petrobras Cultural. Segundo a estatal, é o maior investimento da sua história na cultura brasileira.

O edital é destinado a projetos que promovam a diversidade e a inclusão, além do fomento à economia criativa.

Na cerimônia de lançamento do edital, no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, o presidente Lula, afirmou que esse investimento é uma contrapartida que uma empresa do tamanho da Petrobras deve dar ao povo brasileiro.

“E cultura pode não interessar a um ditador. Cultura, pode não interessar a um negacionista, mas cultura simplesmente interessa ao povo, tanto quanto interessa um prato de comida, tanto quanto interessa qualquer coisa que esse ser humano faça. Porque a cultura gera distribuição de renda e um país que quer ser um país livre e soberano, vai ter que utilizar todo mecanismo possível para que a gente possa fazer desse país aqui uma cultura que seja pra todos”, declarou.   

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que o edital contempla todas as regiões, alinhado à política de difusão da cultura em todo o país.

“Temos buscado ativamente implementar e elaborar políticas culturais para todas as pessoas e em todas as pontas do Brasil. Porque não é mais aceitável que os recursos culturais, destinados pelo governo federal, fiquem concentrados. Nós queremos estar no Brasil inteiro. E faremos chegar esses recursos nas cinco regiões, nos 27 estados brasileiros”, afirmou a ministra.

A Seleção Petrobras vai atribuir pontuação adicional a projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que historicamente recebem menos investimentos. Projetos que contemplem ações em pelo menos três regiões brasileiras também recebem adição de pontos. Cada estado do país deverá ser local de realização de, no mínimo, dois projetos.

O edital também promove maior participação de integrantes de grupos com pouca representação. 25% das vagas são para projetos propostos, liderados, ou que apresentem como tema principal: mulheres, negros, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, população nômade e ciganos.

As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 8 de abril no site da Petrobras.

Edição: Roberto Piza / Fran de Paula

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo