Lula participa da abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura

Publicado em 04/03/2024 - 23:27 Por Pedro Lacerda - Repórter da Radioagência Nacional - Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu oficialmente, nesta segunda-feira, a 4ª Conferência Nacional de Cultura, evento que ocorre entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília. A iniciativa reúne as principais representações públicas culturais do país para discutir o Plano Nacional de Cultura dos próximos 10 anos. 

Em discurso, Lula pediu à ministra Margareth Menezes que ela faça uma revolução levando a cultura para próximo do povo, principalmente dos mais humildes.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que a Conferência é o local ideal para discutir a Política Nacional de Cultura e que ela foi instalada no mês da mulher para homenagear a presença feminina no setor cultural.

Quase onze anos depois da última edição, o evento reuniu 3 mil participantes, entre delegados, que têm direito a voz e voto das propostas apresentadas; e convidados, que podem se manifestar, mas não podem votar. O público em geral pode acompanhar todos os debates. 

Ao todo foram recebidas 140 propostas de estados e do Distrito Federal, a partir das conferências regionais.

Após os debates, as propostas acolhidas pelos delegados participantes vão servir de base para o novo Plano Nacional de Cultura. A conferência ainda realiza rodas de conversas sobre cultura, feira de artesanato e shows gratuitos.

Edição: Beatriz Arcoverde / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo