A cantora Maria Bethânia será a grande homenageada na exposição Ocupação Maria Bethânia, no Itaú Cultural, que vai ser inaugurada na noite desta quarta-feira (13) aqui na capital paulista.
Grande intérprete da MPB, Maria Bethânia começou sua carreira em 1963. Nesses 60 anos de carreira, gravou e interpretou diversas canções de Chico Buarque, Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Além de estabelecer parcerias com artistas como Gilberto Gil, Nara Leão, Gal Costa, Zeca Pagodinho, entre outros.
A exposição irá ocupar dois andares do Itaú Cultural e levará ao público um olhar poético sobre a cantora. Desde o início de sua vida com os pais Dona Canô e Seu Zezinho, sua relação especial com o Recôncavo Baiano, além de suas ligações com escritores como Vinícius de Moraes, Clarice Lispector e Fernando Pessoa.
A exposição também trará alguns bordados que Maria Bethânia fez no período da pandemia.
A curadora Bia Lessa falou que a ideia é apresentar a cantora além do óbvio. Uma das iniciativas que estará na exposição e no site é uma coletânea de depoimentos de artistas que foram convidados a definir Maria Bethânia em uma palavra.
A exposição vai até o dia 9 de junho. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista,149, e fica aberto de terça a sábado das 11 da manhã às 8 da noite; e de domingo das 11 da manhã às 7 da noite. A entrada é gratuita.
O site para ver alguns dos materiais da exposição é itaucultural.org.br/ocupacao
*Com produção de Joana D’arc