Exposição em São Paulo reúne a produção de Jorge Bodanzky

Publicado em 04/04/2024 - 06:48 Por Joana Cortes - Repórter da rádio Nacional - São Paulo

Intitulada “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985”, a exposição em cartaz no Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista, revela de forma inédita ao público a obra do fotógrafo, repórter e cineasta paulista.

Pelos olhos e pela câmera do cineasta paulista Jorge Bodanzky, o visitante vai ver a cidade de Brasília nascer, no início dos anos 60, cruzará com a obra inacabada da rodovia Transamazônica, acompanhará a peregrinação de Frei Damião pelos interiores e conhecerá várias imagens de outros Brasis produzidas por Bodanzky para revelar o Brasil escondido nos 21 anos de ditadura militar.

Sessenta anos depois do início da sua carreira, como estudante de Arquitetura na Universidade de Brasília, a exposição reúne fotografias, reportagens de TV, filmes em super oito e cenas dos principais filmes dirigidos pelo cineasta durante a ditadura militar brasileira, como Iracema: uma transa amazônica, Terceiro milênio e Gitirana.

Para o curador Thyago Nogueira, o cinema de Jorge Bodanzky embrenhou-se pelo país para amplificar vozes e imagens até então desconhecidas. Com equipes pequenas, câmera na mão, som direto e poucos recursos, inovou o cinema brasileiro, revelou e interrogou um Brasil escondido pelas suas imagens oficiais.

Aos 81 anos, prestes a lançar mais um trabalho no cinema, Jorge Bondansky permanece sendo o câmera dos próprios filmes. Diante da sua ampla produção visual, ele continua se dedicando a investigar a cultura popular e os conflitos do país.

Driblando a repressão e a censura, Bodanzky consolidou-se como um dos cineastas mais agudos e críticos de sua geração. Suas obras tratam de temas que permanecem atuais, como a violência no campo, a destruição ambiental e a luta dos movimentos sociais.

Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até 28 de julho no Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista.

 

 

Edição: Daniela Longuinho / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo