Fãs relembram carreira de Ziraldo e importância de suas obras

O artista faleceu nesse sábado, de causas naturais no Rio de Janeiro

Publicado em 07/04/2024 - 15:55 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A extensa carreira de Ziraldo não foi dedicada apenas ao público infantil, mas com certeza, seus mais de 50 livros e quadrinhos voltados para as crianças ocupam um lugar de destaque. E desde a década de 60, quando os primeiros títulos foram lançados, as suas obras conquistam gerações de leitores, que fazem questão de passar o amor para frente.

É o caso de Mauana Simas, que foi apresentada às obras de Ziraldo pela mãe e destaca a sensibilidade dele de enxergar e retratar as crianças com sua individualidade.

Juliana Franco é fã de Flicts, o primeiro livro de Ziraldo, lançado em 1969. Já Nina Brondi destaca a coleção O Menino Maluquinho.

A designer Juliana Sobral é um ponto fora da curva pois só se tornou fã de Ziraldo depois de adulta e mãe, ao ler os livros dele para o filho.

Os títulos infantis de Ziraldo têm espaço cativo não só nas casas das famílias brasileiras, mas também nas escolas.

A arte-educadora Eloísa Saboia sempre usou os livros e quadrinhos em seu trabalho pedagógico com os alunos; e ressalta a habilidade única de Ziraldo de compreender o imaginário infantil e usar isso para transmitir mensagens essenciais.

Ziraldo faleceu nesse sábado, de causas naturais em sua casa na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele tinha 91 anos e deixa três filhos, sete netos, e uma legião de admiradores.

Edição: Sâmia Mendes/ Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Direitos Humanos

Lula participa de entrega de apartamentos do programa Morar Carioca

Segundo Eduardo Paes, prefeito da cidade, as pessoas beneficiadas com esse programa foram vítimas de uma enchente em 1960; e levadas, provisoriamente, para um lugar chamado Vagão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pantanal: FAB lança 12 mil litros de água por voo em combate a fogo

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, neste ano, a situação foi agravada pelos efeitos da mudança do clima causada por ações humanas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Entrevista: Viva Maria destaca "Capacita Cop 30" do Sesc Pará

A apresentadora do programa Viva Maria, Mara Régia, entrevistou diretora regional do Sesc Pará, Heloíva Tavora para falar sobre a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Baixar arquivo
Geral

Bandeira amarela: conta de luz ficará mais cara em julho

Após 26 meses de condições favoráveis de geração de energia no país, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que, em julho, a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts horas consumidos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

App Clique Cidadania atende migrantes e refugiados do RS

Na ferramenta digital, disponível para Android e iOS, é possível obter informações sobre como acessar programas emergenciais, benefícios e serviços sociais, localizar abrigos, entre outros.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet: julho terá temperaturas elevadas e chuvas no Norte e litoral

A chuva será próxima e abaixo da média em grande parte no Sul da Região Norte, no interior da Região Nordeste, no Centro-Oeste, no Sudeste e no Oeste da Região Sul.
 

Baixar arquivo