Rio de Janeiro e São Paulo recebem o festival É Tudo Verdade

Publicado em 02/04/2024 - 20:13 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo recebem mais uma edição do festival de documentários É Tudo Verdade. São 77 produções de 34 países. O evento é gratuito e tem início nesta quarta-feira (3) em São Paulo e na quinta-feira (4) no Rio de Janeiro. A programação vai até o dia 14.

O filme de abertura do festival em São Paulo é o documentário britânico "O Competidor", de Clair Titley, inédito na América Latina. O filme conta a história de um japonês que passou 15 meses nu, em um apartamento, incomunicável, diante das câmeras de um reality show. Durante o confinamento, ele tinha que preencher cupons para ganhar o que precisava para sobreviver – comida, roupas e eletrodomésticos – até atingir a meta de U$ 1 milhão.

Já a sessão de abertura no Rio de Janeiro vai apresentar o documentário "Um Filme para Beatrice", de Helena Solberg, única cineasta mulher do cinema novo. O filme busca responder à pergunta “Como vão as mulheres no Brasil?”.

A mostra não tem um tema específico. Entre os destaques deste ano estão as produções voltadas ao universo literário com documentários sobre os escritores Érico Veríssimo e Fernanda Young. E filmes sobre personalidades políticas como Brizola e cineastas como Fellini e Alfred Hitchcock.

Além das mostras competitivas, os ciclos especiais do "É Tudo Verdade" vão homenagear dois grandes cineastas: o fotógrafo brasileiro Thomaz Farkas, cujo centenário de nascimento é celebrado neste ano, e o diretor e ensaísta irlandês Mark Cousins, que visita o Brasil pela primeira vez.

O Festival É Tudo Verdade é reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos e qualifica seus filmes vencedores para inscrição na disputa do Oscar de melhor documentário brasileiro e internacional e melhor curta documental.

A programação completa pode ser consultada no site etudoverdade.com.br

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo